Câmara Municipal de Cabo Frio lança o projeto “Marco 355”

Por Ascom/CMCF em 20/10/2017
A Câmara Municipal de Cabo Frio recebeu os representantes da imprensa local em um café da manhã realizado nesta sexta-feira, 20, para a apresentação do projeto “Marco 355”, que comemora a instituição do Poder Legislativo no município.

Apesar de existirem controvérsias em relação à data de criação da Câmara Municipal de Cabo Frio, já que são poucos os registros históricos referentes ao período, a atual gestão decidiu estabelecer como marco de fundação da instituição o ano de 1662.

Isto porque, com base no acervo do pesquisador Márcio Werneck, entre 1660 e 1662, por ordem do Capitão-mor José Varella, teria sido construído em pedra e cal um prédio para abrigar a Câmara Municipal e a cadeia da cidade, localizado na esquina da Rua Direita (atual Rua Érico Coelho).

Após algumas mudanças de endereço, em 1873 foi aprovada a compra do atual prédio da Câmara, que está localizado à Avenida Nossa Senhora da Assunção, n.º 760, no Centro de Cabo Frio. Esta edificação também é considerada um patrimônio do município pela arquitetura e relevância histórica.

“Nosso objetivo com o projeto é resgatar a história desta Casa de Leis e aproximá-la ainda mais da sociedade. Mediante parcerias, preparamos uma série de atividades culturais e educativas para a população durante todo o mês de novembro, quando também celebramos o aniversário da cidade” - conta o atual presidente, Aquiles Barreto.

Entre as atividades previstas estão palestras, visitas escolares guiadas ao prédio da atual sede, exposições de arte, sarau, apresentação de documentário, lançamento de livro e a posse do Parlamento Juvenil.

Confira a programação!