Comenda Teixeira e Sousa é entregue na Câmara Municipal de Cabo Frio

Por Ascom/CMCF em 28/03/2017

A Câmara Municipal de Cabo Frio realizou na noite de ontem, 27, a sessão solene para a entrega da Comenda Teixeira e Sousa, em comemoração a 27º edição da Semana Teixeira e Sousa de Cultura. O evento é uma homenagem ao escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro O Filho do Pescador, de 1843.

Os vereadores Aquiles Barreto, Miguel Alencar, Alexandra Codeço, Edilan do Celular, Silvio David – Blau Blau, Guilherme Moreira e Letícia Jotta formaram a mesa solene, que contou ainda com a presença do Prefeito Marquinho Mendes, do Secretário de Cultura, Ricardo Choppinho, da Assessora Jurídica da Secretaria de Cultura, Dra. Margareth Ferreira, do ex-vereador de Cabo Frio e superintendente da Igualdade Racial, Manoel Justino e dos representantes da arte e da cultura afro-brasileira, os senhores Mauricio Pestana, que já foi secretário da Igualdade Racial de São Paulo, Vanderlei Lourenço, Coordenador Geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Fundação Cultural Palmares, e Erivaldo Oliveira, Presidente da Associação Palmares.

Os agraciados deste ano foram o Secretário Municipal de Fazenda e professor universitário, Clésio Guimarães, e o Subsecretário Municipal de Cultura, João Félix, que tiveram destaque em ações de incentivo e apoio à cultura do município.

No momento do recebimento da Comenda, o Subsecretário de Cultura, João Félix, falou da honra em receber a medalha, que é o reconhecimento de um trabalho que começou há muito tempo, quando foi eleito o presidente mais jovem do movimento Cabo-friense de Pesquisa da Cultura Negra, aos 22 anos de idade.

Já o Secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, relembrou quando chegou a Cabo Frio e tornou-se professor de literatura no Colégio Miguel Couto, onde pode conhecer e trabalhar em sala de aula com as obras de Teixeira e Sousa. “Quem não tem memoria não tem futuro, não tem presente. Que possamos resgatar nossa história. Não nasci aqui, mas amo essa terra como um cabo-friense nato”, finalizou o secretário.

“É um prazer estar nessa terra maravilhosa e eu queria começar dizendo que nós não temos o direito de sonhar pequeno! Vamos sonhar grande, sonhar em transformar a semana Teixeira e Sousa em um evento mundial, como é a feira literária de Parati. Vamos sonhar em transformar a semana Teixeira e Sousa em um evento que traga para Cabo Frio turistas de todo o Brasil e do mundo”, disse o presidente da Associação Palmares, Erivaldo Oliveira.

Encerrando a solenidade, o Prefeito Marcos da Rocha Mendes usou a tribuna para agradecer a todos os vereadores e aos representantes da Associação Palmares e declarou sua alegria em poder falar dos homenageados.

“Tenho muito orgulho em entregar a Comenda Teixeira e Sousa em reconhecimento pela historia de luta e de vida de Clésio Guimaraes e João Felix. Estamos fazendo justiça a tudo o que o Clésio faz em prol da reconstrução de Cabo frio e temos o João como exemplo de homem que luta pelo direito à cultura e pela história do povo cabo-friense”, declarou o prefeito.