Falta d'água é pauta de reunião convocada pela Câmara de Vereadores de Cabo Frio

Por em 09/01/2019
Moradores questionaram os vereadores sobre o problema com a falta do abastecimento, que segundo eles é recorrente. Concessionária não participou do encontro.

A falha no abastecimento de água em Cabo Frio foi pauta de uma reunião extraordinária da Comissão de Tutela Coletiva realizada nesta quarta feira (9) na Câmara Municipal de Cabo Frio. A reunião convocada pela presidente, vereadora Letícia Jotha (PSC) contou com a participação de nove vereadores de Cabo Frio e uma vereadora do município de São Pedro da Aldeia. A Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto – Prolagos, responsável pelo abastecimento não mandou representante.

No encontro os moradores reclamaram que desde o Natal diversos pontos da Região dos Lagos, estão sofrendo com a falta do abastecimento de água. Ainda segundo alguns moradores do segundo distrito, em Cabo Frio, a água chegou a algumas residências com uma cor amarelada.

Passei dezoito dias sem água, mesmo com cisterna em casa. E quando chegou, estava amarela e cheirando a podre. Isso é inadmissível, a Prolagos não é competente tecnicamente para nos atender, finalizou Palmira Domingues, moradora do Guriri em Cabo Frio.

A vereadora presidente da comissão repudiou a ausência da Prolagos. “Chegou a hora de darmos um basta e chegarmos a uma solução. A gente já viu que eles não querem dar uma solução, mesmo com toda população presente eles, nós não tivemos a presença de um representante deles. Mas vamos avançar sozinhos e eles vão ter que se virar para dar uma solução”, destacou Jotha.

Em sua fala o presidente da casa legislativa, Luis Geraldo, pontuou que medidas jurídicas devem ser adotadas para punir a empresa. “A desculpa da Prolagos é sempre a mesma, a gente não aguenta mais isso, é sempre o rompimento de uma adutora. Acho que eles têm uma adutora de estimação que rompe todo ano. Acho que devemos verificar esse contrato firmado da empresa com o município com junto a corpo técnico para agirmos juridicamente e fazer doer no bolso deles, pontuou o presidente da Câmara.

No final do debate os vereadores de Cabo Frio firmaram o compromisso de contatar os demais municípios atendidos pela Prolagos - Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, com o intuito de formar uma espécie de consórcio entre os legislativos dos municípios, para que uma comissão com representantes dos cinco municípios possa fortalecer a cobrança de ações.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Luis Geraldo (PRB), Leticia Jotha (PSC), Vagne Simão (PPS),  Adeir Novaes (PRB), Silvio David (PSC), Rafael Peçanha (PDT), Ricardo Martins (SD), Guilherme Moreira (PPS), Vanderlei Bento (PMB), Miguel Alencar (PPS) e a vereadora de São Pedro da Aldeia Claudia Batista (PTB).