Pescadores de Tamoios ocupam a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cabo Frio

Por Ascom/CMCF em 26/10/2017
O Presidente da Associação de Pescadores de Tamoios, Claudecir Borges, ocupou na sessão ordinária desta quinta-feira, 26, a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cabo Frio para pedir o apoio dos vereadores e da sociedade no atendimento às demandas da categoria.

Os pecadores foram acompanhados pela representante do Projeto de Educação Ambiental Observa Cabo Frio, Roberta Cruz. O projeto é mantido pela Petro- Rio, por exigência do IBAMA, como medida mitigadora para a diminuição dos impactos da cadeia produtiva do petróleo na região e atende cerca de 300 pescadores artesanais do Distrito de Tamoios, mediante um programa de fortalecimento da organização social.

Ao ocupar a Tribuna Livre, Claudecir falou sobre os problemas enfrentados pelos pescadores da localidade, como a degradação das áreas de proteção ambiental, a falta de apoio à comunidade ribeirinha e a necessidade da revisão do período de defeso do caranguejo e do guaiamum.

Os pescadores reivindicam ainda a construção de um cais no Pontal de Santo Antônio para facilitar a chegada das embarcações, o manuseio e a comercialização dos pescados.

“Queremos sensibilizar o Poder Executivo em relação às condições de trabalho dos pescadores de Tamoios.  Precisamos de apoio para trabalhar com mais dignidade, higiene e informação”, declarou Claudecir.