Câmara realiza workshop gratuito de LIBRAS em Cabo Frio

A Câmara Municipal de Cabo Frio realizou no final da tarde desta quarta-feira (24), no Plenário Oswaldo Rodrigues dos Santos, o workshop gratuito “LIBRAS e o desafio de ser Surdo”. O encontro teve como objetivo discutir a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a acessibilidade dos surdos. O encontro foi organizado pela Assessoria de Comunicação Institucional do Legislativo Municipal, e ministrado através da intérprete de Libras, Luciana Huguenin.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua da comunidade surda do Brasil, reconhecida pela Lei 10.436/2002. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura surda e sua língua e foram estimulados a se aprofundarem no estudo das Libras.

“Nosso objetivo é promover a inclusão social, através, do multiculturalismo que tanto almejamos. Temos hoje em nossa equipe uma importante intérprete e precisamos expandir essa boa prática e conhecimento para pessoas ouvintes. Nosso objetivo vai além de ensinar um pouco mais sobre a língua, e visa também conscientizar outros órgãos públicos a terem profissionais de libras para atendimento às pessoas surdas”, destacou Luis Geraldo, Presidente da Câmara de Vereadores de Cabo Frio.

De acordo com a Comunicação da Câmara, a ideia do Workshop de LIBRAS, era inicialmente para os servidores da casa, mas devido algumas vacâncias foram abertas para alguns outros órgãos públicos que participaram do encontro, como a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, o Ministério Público, Centro Municipal de Reabilitação entre outros.