Câmara realiza audiência pública sobre tratamento de água e esgoto

A Câmara Municipal realizou uma audiência pública sobre o Tratamento de Água e Esgoto em Cabo Frio. A reunião foi mobilizada pelo vereador Roberto Jesus (MDB).

A audiência teve início com a explanação do diretor-presidente da Prolagos, Pedro Augusto Freitas, que trouxe dados do atendimento prestado pela concessionária.  Ele apresentou também as obras previstas no Plano de Investimentos para os próximos cinco anos, cerca de R$155 milhões em obras de saneamento básico, e em Tamoios, R$167 milhões, que serão aplicados na implantação de redes separativas e na expansão do fornecimento de água tratada para a localidade.

Em seguida, Adacto Ottoni, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutor em Saneamento Ambiental pela Escola Nacional de Saúde Pública fez uma analise do cenário atual de tratamento de esgoto com a utilização do sistema de tempo seco e propôs soluções como a instalação de sensores de monitoramento da qualidade de água, limpeza regular e constante das galerias de águas pluviais e implantação da rede separadora absoluta em locais pontuais em um primeiro momento.  O objetivo maior, segundo o professor, é a qualidade da água da Laguna de Araruama.

Após, os vereadores puderam usar o tempo de fala e fazer duas perguntas. O mesmo procedimento foi adotado com o parlamentar Jean Pierre, de São Pedro da Aldeia, único representante dos outros municípios a comparecer; com os pescadores, representantes da sociedade civil e com o coordenador da Câmara Técnica de Saneamento e Drenagem do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João e membro do Conselho de Associados do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Arnaldo Villa Nova.