Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas dos meses de setembro a dezembro de 2023

A Secretaria de Saúde apresentou nesta segunda-feira (26) o 3º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de ações de 2023. A audiência pública foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Cabo Frio e transmitida pelas redes sociais.

A reunião foi iniciada pelo secretário de Saúde, Bruno Alpacino, que passou a fala para a Letícia Alves, superintendente de Gestão.  Participaram da audiência os vereadores Alexandre da Colônia (Solidariedade), Átila Motta (Avante), Jean Carlos (PL), Léo Mendes (DC), Luís Geraldo (REP), Rodolfo de Rui e Ruy França (Solidariedade). Os parlamentares Alexandra Codeço (REP) e Josias da Swell (PL) enviaram representantes. Além do secretário de Saúde, integraram a mesa de autoridades o secretário-adjunto de atenção à saúde, Dr. Fabio Galote e a secretaria-adjunta administrativa de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Drª Vivian Duque.

Foram apresentados dados referentes aos meses de setembro a dezembro de 2023 relativos às ações e serviços de saúde do município, como por exemplo a expansão na cobertura da Atenção Básica e Primária, e do Programa Melhor em Casa. Os dados foram comparados com o mesmo período de 2022. Após a apresentação dos números e ações, a reunião foi aberta para perguntas dos vereadores e da sociedade civil.

O RQDA abrangeu diversos aspectos, desde dados demográficos e de atendimentos até execução orçamentária e financeira no período. Ele também destacou ações estratégicas que estão em execução na saúde pública. O relatório é um instrumento normativo instituído a partir da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como objetivo o acompanhamento e o monitoramento das ações previstas no Plano Municipal de Saúde.