Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 18/10/2022

A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (18) o Requerimento 233/2022. Por meio do documento, o presidente da Casa, o vereador Miguel Alencar (União) solicita informações sobre o Plano Verão 2022/2023.

A solicitação gerou um longo debate entre os vereadores. Todos os parlamentares se manifestaram de maneira a apoiar a solicitação.

“É sabido por todos que a população de Cabo Frio triplica no período de verão. É preciso planejar as ações, principalmente de prevenção quanto às questões de saúde, mobilidade, segurança, postura, turismo e cultura. É necessário um planejamento integrado entre os setores, tendo em vista a vocação turística. Seguimos apontando as soluções urgentes e necessárias para a nossa cidade”, disse o presidente.

O Requerimento foi aprovado e será encaminhado ao Executivo, que tem o prazo de 30 dias para respostas.

Câmara analisa vetos

Ainda na sessão desta terça-feira (18), os vereadores voltaram a deliberar sobre vetos do Executivo. Um destes documentos foi o 200/2022, que dispõe sobre o veto total ao Projeto de Lei 146/2022, do parlamentar Roberto Jesus (MDB). O dispositivo elenca critérios prévios para o fechamento de estabelecimentos de ensino da rede pública, como por exemplo comunicar à Câmara Municipal, realizar de audiência pública, o informe da Secretaria de Educação com pelo menos 1 ano de antecedência e com justificativa incluindo estudo prévio, impacto orçamentário e destino da utilização do imóvel.

Também foi derrubado o veto total ao PL 76/2022, da vereadora Carol Midori (PP). O documento veda a proibição de permanência de animais domésticos em condomínios, seja por convenção ou regulamento.

“As restrições sobre permanência de animais previstas em convenções condominiais e regulamentos internos violam o exercício do direito de propriedade em relação à própria unidade condominial. Isso faz com que infelizmente, alguns tutores cometam crime de abandono ao deixar o animal para trás quando o locatário estabelece essa restrição”, justificou.

Com a derrubada dos vetos, o prefeito tem prazo de 48 horas para publicar a lei. Se não o fizer, o presidente da Câmara terá o mesmo prazo para promulgá-la.

Search
Câmara de Cabo Frio realiza audiências públicas de prestação de contas da Saúde e da gestão orçamentária
Parlamento Juvenil recebe capacitação com servidores da Escola do Legislativo de Cabo Frio
Câmara de Cabo Frio divulga resultado oficial da eleição do Parlamento Juvenil 2025
Câmara realiza novo repasse de duodécimo para auxiliar pagamento de contas da Prefeitura
Novo sistema de votação da Câmara de Cabo Frio gera economia aos cofres do Legislativo

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.