Parlamento Juvenil recebe projeto “Calçada da Cidadania”, do MPRJ

A Câmara Municipal de Cabo Frio recebeu nesta sexta-feira (26) o Projeto Calçada da Cidadania. Foi uma tarde de muito conhecimento para os Parlamentares Juvenis. Por cerca de 1h30, foram debatidos temas como direitos e deveres de cada cidadão, a importância do conhecimento na promoção da dignidade humana e de que maneira o sistema judiciário é utilizado para garantir o cumprimento da Constituição Federal.
Promovida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a ação tem como objetivo apresentar o sistema judicial aos estudantes. A articulação foi feita pelo presidente da Câmara, o vereador Miguel Alencar (União), que fez questão de participar do evento.
Além dos Parlamentares Juvenis, estiveram presentes a Procuradora da Coordenadoria Geral de Promoção da Dignidade Humana, Drª Patrícia Carvão; a responsável pelo Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) de Cabo Frio, a Drª Mônica Rodrigues Cuneo; o servidor André Luiz de Souza Cruz do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID-MPRJ) e a historiadora do Centro de Memória, Nataraj Trinta; as defensoras públicas Susana Karin Dias e Maria Alice Fonseca; as advogadas Adriana Pina e Ana França, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil.

Calçada da Cidadania
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em uma iniciativa conjunta com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), promove, desde setembro de 2022, o projeto Calçada da Cidadania, que apresenta o sistema judicial a estudantes das redes pública e privada.
O projeto, idealizado pela historiadora Nataraj Trinta, do Centro de Memória do MPRJ; pelo Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Jr. e pelo coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ, Aderson Bussinger, visita escolas e projetos sociais de todo o estado e proporciona aos jovens a oportunidade de conhecer as sedes e o funcionamento das quatro instituições, em atividades que misturam história e educação cidadã.

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