A Câmara Municipal de Cabo Frio realizou nesta quarta-feira (28) uma audiência pública sobre o Meio Ambiente. As construções feitas no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado e na área do entorno foram o principal tema do debate. A reunião foi convocada e conduzida pelo vereador Roberto Jesus (MDB), presidente da Comissão de Análise e Atualização das Leis Ambientais.
Com transmissão pelas redes sociais da Casa Legislativa, o debate durou cerca de 4 horas. Estiveram presentes os vereadores Alexandre da Colônia (SD); Carol Midori (PP); Douglas Felizardo (AVANTE); Léo Mendes (DC), Oséias de Tamoios (PDT), Rodolfo de Rui (SD), além da Daniele Gante, representando a parlamentar Alexandra Codeço (REP). Também participaram da audiência a Secretária de Meio Ambiente, Rosalice Fernandes; a Superintendente de Fiscalização da pasta, Marcela Santanna; a Secretária de Planejamento, Dhanielle Garcia; o Secretário-Adjunto de Projetos, Sérgio Nogueira; representantes da Assistência Social; da Coordenadoria de Assuntos Fundiários; do 25º Batalhão de Polícia Militar; da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Cabo Frio; membros da sociedade civil e moradores de Tamoios.
A explanação inicial foi feita pela secretária Rosalice, seguida pela superintendente de fiscalização, Marcela, onde ambas falaram sobre as construções erguidas na área ambiental e todo o trabalho de mapeamento e contagem das residências. Em seguida, o Secretário-Adjunto de Projetos, Sérgio Nogueira; apresentou a proposta de realocação das casas, o Projeto Residencial Multifamiliar “Novo Bairro, Nova Vida”, que está em fase de planejamento.
A moradora de Tamoios Daniella Vitoretti fez o contraponto, elencando as demandas. Logo após, foi concedido o tempo de fala para que os outros moradores pudessem fazer questionamentos e trazer relatos. A audiência foi encerrada após a fala dos vereadores. Ficou determinado que uma outra reunião será marcada, com a presença de representantes do Ministério Público Estadual e Federal.