Audiência Pública sobre Planejamento Estratégico do Verão 2023/2024 reúne autoridades e entidades na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Cabo Frio realizou nesta quarta-feira (13) a Audiência Pública do Planejamento Estratégico do Verão 2023/2024. A iniciativa é do presidente, o vereador Miguel Alencar (União).Cerca de 100 pessoas, dentre autoridades, entidades, sociedade civil e imprensa lotaram o plenário da Casa Legislativa.

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente Miguel Alencar; pelos secretários de Governo, Ruy França; de Turismo, Esporte e Lazer, Paula Pinheiro; pelo presidente da Comissão de Turismo, da Câmara Municipal, o vereador Roberto Jesus; e pelo comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Leonardo Ribeiro de Oliveira.

O objetivo é da audiência foi o fomento ao debate sobre o planejamento para a alta temporada, quando a população da cidade quadriplica. A primeira explanação foi feita pela secretária de Turismo, Paula Pinheiro. Ela detalhou o planejamento das atividades de ordenamento e fiscalização que serão executadas pelo Poder Executivo durante o verão, englobando pastas como Mobilidade Urbana, Comsercaf, Obras e Serviços Públicos, Saúde, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Segurança, Comunicação, Turismo e Prolagos, a concessionária de água e esgoto que atende a região.

Em seguida, o comandante Oliveira apresentou dados da Operação Verão, tanto do reforço do efetivo de policiais militares nas ruas, quanto das ações estratégicas que serão adotadas.  Ele antecipou que a operação, neste ano, terá início no mês de outubro.

Após a explanação da Polícia Militar, os vereadores fizeram apontamentos e sugestões. Por fim, foi aberta para a manifestação dos representantes das associações, entidades e cidadãos. Foram 24 inscritos, prontamente respondidos pelas autoridades presentes.

O presidente Miguel Alencar avaliou a Audiência e destacou que vai propor uma alteração na Lei Orgânica Municipal para que esta reunião de planejamento seja realizada anualmente, sempre no mês de setembro.

“Cabo Frio é tem o potencial turístico forte. Precisamos tratar o turismo como uma política pública de cidade. O primeiro passo foi dado hoje, com 100 pessoas debatendo o desenvolvimento do nosso município. Seguiremos trabalhando neste sentido”, finalizou.