Câmara cobra medidas de combate ao trabalho infantil

A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou nesta terça-feira (2), a indicação do vereador Adeir Novaes para que o governo municipal faça valer a atuação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O documento será encaminhado ao Executivo.

O PETI integra a Política Nacional de Assistência Social e atua por meio de ações que fortalecem o cenário familiar e da infância e juventude, sendo um programa que ofertas de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho.

“Vemos crianças nas ruas de Cabo Frio e Tamoios vendendo balas, chicletes, meias, biscoitos, tomando conta de carros para tirar um trocado para ajudar no sustento de casa. São vários tipos de trabalho que essas crianças e adolescentes estão fazendo e, com este Programa em funcionamento, amenizaria muito este tipo de situação. Desta forma, teríamos muito mais crianças e adolescentes dentro da sala de aula e menos nas ruas”, explicou o parlamentar.

Na mesma sessão, o vereador utilizou a tribuna para falar sobre o pagamento dos salários atrasados dos servidores públicos municipais.

“Recebemos muitas reclamações de sobre a falta de pagamento dos servidores públicos municipais em relação ao mês de dezembro e 13º salário. Daí comecei a pesquisar as nomeações desde janeiro: 1143 cargos, totalizando mais de R$3 milhões de folha salarial, enquanto há gente esperando para receber. Vou solicitar a folha de ponto destes profissionais nomeados recentemente. O funcionário tem que trabalhar”, disse.