Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 03/08/2023

Reciclagem e reutilização do lixo é tema de Projeto de Lei. De autoria da Parlamentar Juvenil Maria Eduarda Neves Teixeira, o PL 201/2023 dispõe sobre a criação do projeto Reciclando o Futuro nas Escolas. O documento foi colocado em pauta na sessão desta quinta-feira (3) de maneira conjunta por todos os vereadores.

De acordo com o PL, o programa consiste em incentivar a separação, reciclagem e a reutilização do lixo descartado indevidamente nas escolas do município, por meio de atividades de conscientização sobre a produção exagerada de resíduos pela sociedade, os principais problemas causados pela destinação incorreta, a diferença entre lixo e materiais recicláveis, a importância do reaproveitamento e da reciclagem.

As unidades escolares também deverão disponibilizar lixeiras coloridas e indicativas, bem como realizar uma gincana com os alunos para incentivar a reutilização. O documento também prevê a entrega do material coletado para centros de reciclagem.

O PL foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Implantação de UPA Pediátrica é tema de Indicação

Por meio da Indicação 520/2023, o vereador Roberto Jesus (MDB) solicita a implementação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica. O assunto integrou a pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (3). O vereador autor utilizou a tribuna para falar sobre a demanda.

“Estudos disponíveis apontam elevada prevalência de problemas de acuidade a saúde física, visual, auditiva, dentária e distúrbios nutricionais entre as crianças. Muitos desses problemas não são diagnosticados por falta da oferta de ações específicas de saúde voltadas para o público infantil. Como esses problemas interferem no desenvolvimento funcional, na aprendizagem e no desempenho da criança, é evidente a necessidade de o Poder Público oferecer ações de saúde, com ênfase nas crianças pequenas, de forma a prevenir dificuldades que podem prejudicá-las por toda a sua vida escolar e, no futuro breve, profissional. A criança necessita passar por uma equipe multiprofissional, que verifique toda a sua situação funcional: parte física, psicológica e social; e não apenas a um problema específico”, explicou.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

Vereador solicita melhorias na Rua Otacílio Massa de Azevedo, no bairro Parque Burle

O vereador Douglas Felizardo (AVANTE) solicita a retirada de carcaças de veículos abandonados e a realização de operação tapa-buracos na Rua Otacílio Massa de Azevedo, no bairro Parque Burle. A solicitação foi colocada em pauta na sessão desta quinta (3), por meio da Indicação 465/2023.

O parlamentar explicou que os veículos abandonados, somada à quantidade de buracos na via, vem trazendo transtornos aos moradores.

“Fui procurado por diversos moradores da Rua Otacílio Massa, que me relataram a necessidade de reparação da via em diversos pontos, inclusive com buracos de grandes proporções. Também há 2 automóveis abandonados no local, servindo como verdadeiro criadouro de vetores, principalmente do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya”, justificou.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

Search
Vereadores participam da entrega do novo transporte público de Tamoios
Relatórios de execução orçamentária e gestão fiscal da Prefeitura serão apresentados em audiência pública na Câmara
Câmara de Cabo Frio recebe Audiência Pública de prestação de contas da Saúde municipal
Ex-medalhista olímpica é homenageada na Câmara de Cabo Frio
Vereadores realizam reunião com servidores e visitas a unidades públicas de Tamoios

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.