Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 04/11/2021

Novembro é o mês dedicado ao combate e prevenção ao câncer de próstata. O vereador Alexandre da Colônia (DEM) colocou em pauta na sessão ordinária desta quinta-feira (4) a Indicação 584/2021, que solicita uma maior divulgação sobre a prevenção primária da doença e sobre exames preventivos na cidade.

De acordo com o parlamentar, é necessário que seja feita uma divulgação de maneira mais efetiva, pois a falta de informação faz com que os homens tenham o diagnóstico tardio e reduza as chances de cura. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo mais comum, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

Vereador solicita informações sobre hospitais da rede municipal

Por meio da Indicação 587/2021, o vereador Léo Mendes (DC) solicita ao Executivo que divulgue o planejamento das ações realizadas e o que falta ser feito para a abertura da emergência do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, e do Hospital de Tamoios. O parlamentar usou a tribuna na sessão desta quinta-feira (4) para falar sobre o assunto.

Na justificativa, Léo ressaltou que a falta de divulgação das informações faz com que a população se sinta insegura e siga buscando melhorias no atendimento médico-hospitalar público.

“Estive semana passada na secretaria de saúde e soube que em breve a emergência do Jardim Esperança voltará a funcionar e que providencias estão sendo tomadas também em Tamoios. A Indicação é justamente para saber os detalhes e informar à população que tanto necessita destes serviços”, explicou.

O documento foi aprovado e será encaminhado ao Executivo.

Cobrança de sacolas plásticas é discutida

A Câmara voltou a discutir nesta quinta-feira (4) a proibição da venda de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais de Cabo Frio. A Indicação 588/2021, do vereador Douglas Felizardo (AVANTE) foi aprovada nesta quinta-feira (4) e será encaminhada ao Executivo.

Sobre o mesmo tema, tramita na Casa Legislativa o PL 324/2021, do parlamentar Roberto Jesus (MDB). Atualmente, o documento está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e retornará para debate os vereadores.

De acordo com PL, as empresas comerciais, atacadistas, varejistas ou prestadoras de serviços estarão proibidas a vender sacolas não retornáveis para o acondicionamento e transporte dos produtos adquiridos pelos consumidores. O documento também prevê o prazo de um ano para implantação do dispositivo após a aprovação, além de multa nos casos de descumprimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Câmara de Cabo Frio recebe Audiência Pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde
Relatórios de execução orçamentária e gestão fiscal da Prefeitura serão apresentados em audiência pública na Câmara
Câmara de Cabo Frio realiza audiência pública para debater políticas públicas para pessoas com Espectro Autista
Câmara de Cabo Frio aprova projetos que beneficiam motoristas com remissão de multas e isenção no estacionamento rotativo
“Foram oito meses de muitos desafios na Secretaria de Educação e hoje retorno com muita alegria para a Câmara”, diz Alfredo Gonçalves ao reassumir o mandato

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.