Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 04/11/2021

Novembro é o mês dedicado ao combate e prevenção ao câncer de próstata. O vereador Alexandre da Colônia (DEM) colocou em pauta na sessão ordinária desta quinta-feira (4) a Indicação 584/2021, que solicita uma maior divulgação sobre a prevenção primária da doença e sobre exames preventivos na cidade.

De acordo com o parlamentar, é necessário que seja feita uma divulgação de maneira mais efetiva, pois a falta de informação faz com que os homens tenham o diagnóstico tardio e reduza as chances de cura. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo mais comum, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

Vereador solicita informações sobre hospitais da rede municipal

Por meio da Indicação 587/2021, o vereador Léo Mendes (DC) solicita ao Executivo que divulgue o planejamento das ações realizadas e o que falta ser feito para a abertura da emergência do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, e do Hospital de Tamoios. O parlamentar usou a tribuna na sessão desta quinta-feira (4) para falar sobre o assunto.

Na justificativa, Léo ressaltou que a falta de divulgação das informações faz com que a população se sinta insegura e siga buscando melhorias no atendimento médico-hospitalar público.

“Estive semana passada na secretaria de saúde e soube que em breve a emergência do Jardim Esperança voltará a funcionar e que providencias estão sendo tomadas também em Tamoios. A Indicação é justamente para saber os detalhes e informar à população que tanto necessita destes serviços”, explicou.

O documento foi aprovado e será encaminhado ao Executivo.

Cobrança de sacolas plásticas é discutida

A Câmara voltou a discutir nesta quinta-feira (4) a proibição da venda de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais de Cabo Frio. A Indicação 588/2021, do vereador Douglas Felizardo (AVANTE) foi aprovada nesta quinta-feira (4) e será encaminhada ao Executivo.

Sobre o mesmo tema, tramita na Casa Legislativa o PL 324/2021, do parlamentar Roberto Jesus (MDB). Atualmente, o documento está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e retornará para debate os vereadores.

De acordo com PL, as empresas comerciais, atacadistas, varejistas ou prestadoras de serviços estarão proibidas a vender sacolas não retornáveis para o acondicionamento e transporte dos produtos adquiridos pelos consumidores. O documento também prevê o prazo de um ano para implantação do dispositivo após a aprovação, além de multa nos casos de descumprimento.