Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 12/04/2022

Tratamento gratuito para animais diagnosticados com esporotricose. É o que dispõe o Projeto de Lei 177/2022, da vereadora Carol Midori (PP). De acordo com o documento, o poder executivo prestará assistência médico-veterinária e tratamento antifúngico nos casos de animais diagnosticados com a doença e que estejam tutoria definida ou com tutoria de pessoas carentes. O assunto foi colocado em pauta na sessão ordinária desta terça-feira (12).

A esporotricose é uma doença de origem infecciosa, transmitida por fungos e que pode afetar tanto animais quanto humanos. Nos humanos, a doença causa lesões nodulares avermelhadas e evolui para úlceras. No caso dos animais, a ocorrência maior é em gatos e estes são diretamente afetados pelos sintomas, onde as úlceras podem infeccionar os ossos e órgãos do felino. Sendo diagnosticada precocemente, tem tratamento e cura.

O PL foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Fiscalização do comércio em bairros contemplados com moeda social

O vereador Josias da Swell, por meio do Requerimento 56/2022, solicita envio de expediente para apuração e fiscalização dos valores praticados na comercialização de alimentos e produtos com a utilização da moeda Itajuru. O parlamentar abordou o assunto na semana passada e colocou o documento em pauta na sessão ordinária desta terça-feira (12).

Ele explica que foi procurado por moradores das localidades já contempladas com a moeda social.

“O objetivo é solicitar tanto à sociedade quanto aos órgãos responsáveis que atuem na fiscalização dos preços praticados nos estabelecimentos que aceitam a moeda Itajuru. Caso seja constatado o aumento abusivo, que se possa evitar prática lesiva ao consumidor”, explicou.

O Requerimento foi aprovado e será encaminhado ao Executivo.