Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 19/09/2023

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, representado pela senhora Vanúbia Cezário Lopes, utilizou a Tribuna Livre na sessão ordinária desta terça-feira (19).  A solicitação foi feita por meio de ofício enviado à Presidência da Casa Legislativa.

Durante o tempo regimental de 10 minutos, Vanúbia falou sobre o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de outubro. Ela abordou a programação em alusão à data e a necessidade de políticas públicas e garantias de direitos das pessoas com deficiência.

Vereador Ruy França retoma atividades na Casa Legislativa

O vereador Ruy França (Cidadania) retornou à Câmara Municipal nesta terça-feira (19). O parlamentar estava licenciado para ocupar o cargo de Secretário Municipal de Governo. Ele foi empossado em junho deste ano, após a diplomação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).

Durante o período de licença, o vereador suplente Luis Claúdio Gama ocupou a cadeira de legislador. Ruy França utilizou a tribuna para falar sobre o retorno.

“Considero que concluí um processo importante para nossa cidade. Decidi retornar à esta casa legislativa em respeito a todos os meus eleitores e à população de Cabo Frio, para que eu pudesse dar continuidade ao meu trabalho aqui na Câmara, sempre visando colaborar com os meus colegas na construção de uma cidade cada vez melhor para todos nós “, disse.

Área destinada aos pacientes do Hospital Otime Cardoso dos Santos poderá ser coberta

Por meio da Indicação 0649/2023, a vereadora Alexandra Codeço (REP) solicita a instalação de cobertura no estacionamento da ambulância para embarque e desembarque de pacientes no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança. O documento integrou a pauta da sessão ordinária desta terça-feira (19).

A parlamentar ressaltou que esta é uma reivindicação dos moradores do entorno e de pacientes da unidade de saúde.

“Hoje, os pacientes que precisam embarcar e desembarcar de ambulância precisam fazer isso expostos ao sol ou à chuva. Esta Indicação vem trazer mais dignidade e um melhor atendimento a estas pessoas”, explicou Codeço.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

Câmara entrega diploma de Moção de Aplausos

A Câmara Municipal de Cabo Frio agraciou com Moção de Aplausos ao jornalista Eduander Batista da Silva pelos relevantes serviços prestados ao Município. A homenagem foi feita pelo vereador Roberto Jesus (MDB) na sessão desta terça-feira (19).

Eduander iniciou a carreira em 1994 na Rádio Litoral FM, onde trabalhou como repórter por 25 anos. Atualmente, integra a equipe da Jovem TV e das rádios Cabo Frio e Ondas.  É apresentador do programa Panorama, que traz um resumo diário das notícias da cidade e Região dos Lagos.  Também é editor do site de notícias “Fique Bem Informado”. Possui mais de 11 prêmios de comunicação por reportagens políticas, sociais e ambientais feitas em toda a região.