Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 26/05/2022

Gratuidade no transporte coletivo para idosos a partir dos 60 anos.  Esta é a proposta do vereador Vanderson Bento (PTB), por meio da alteração ao artigo 214 da Lei Orgânica Municipal (LOM). O assunto integrou a pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (26). A legislação atual prevê a isenção da passagem para pessoas acima de 65 anos.

A alteração é sugerida mediante a Proposta de Emenda à LOM 0001/2022. O parlamentar explicou que o Estatuto do Idoso já traz esta especificidade.

“O Projeto busca legalizar a gratuidade do transporte coletivo público aos idosos com 60 anos, em conformidade com o §3º do art. 39 da Lei nº 10.741/2003. A norma prevê que no caso das pessoas entre 60 e 65 anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade. Esta adequação já se faz necessária para regulamentar o Estatuto do Idoso”, explicou Vanderson.

O documento foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Por se tratar de Emenda à Lei Orgânica, serão necessárias duas votações.

Presidente solicita informações sobre atualização do Código de Posturas

O presidente da Câmara, o vereador Miguel Alencar (União) é autor do Requerimento 36/2022, que solicita informações sobre a atualização do Código de Posturas, bem como o cronograma de datas e prazos a serem seguidos. O documento foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares na sessão desta quinta-feira (26).

De acordo com Alencar, em maio do ano passado o Executivo fez uma reunião para tratar da minuta do Plano Diretor e atualização das leis complementares. O passo seguinte seria o envio da minuta ao Legislativo, o que não foi feito até o momento.

“A Resolução nº 60 de 1967 que instituiu o Código de Posturas de Cabo Frio se encontra desatualizada, refletindo normas de outras décadas e não o comportamento da sociedade atual. É preciso unir esforços para a devida e necessária revisão desta legislação pois esta norteia o exercício das mais diversas atribuições do Poder Executivo Municipal, dentre elas o exercício da regulação social e da fiscalização das mais diversas atividades”, explicou.

Câmara homenageia chefe de fiscalização do Inea

Ainda nesta quinta-feira (26), a Câmara homenageou o senhor Alexandre Pessanha da Mata. Atualmente, ele ocupa o cargo de chefe de fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O Requerimento 71/2022, de autoria do vereador Roberto Jesus (MDB) e que concede o diploma, foi aprovado por unanimidade.

Alexandre Pessanha é formado em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá. Ingressou no serviço público aos 30 anos, exercendo a função de guarda municipal da Prefeitura de Arraial do Cabo. Em março de 2021 foi nomeado para o cargo de Chefe de Fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente. Graças à formação em gestão ambiental, realiza um papel estratégico na proteção, conservação e recuperação do patrimônio ambiental.

Search
Novo sistema de votação da Câmara de Cabo Frio gera economia aos cofres do Legislativo
Câmara de Cabo Frio completa 100 dias de gestão com foco em economia, modernização e transparência
Câmara de Cabo Frio realiza nova devolução de recursos à Prefeitura
Mulheres recebem Diploma Joelma Fidalgo durante Sessão Solene da Câmara de Cabo Frio
Vereadores participam da entrega do novo transporte público de Tamoios

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.