Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 30/05/2023

A Guarda Civil Municipal, representada pelo agente Adson da Silva Lopes, utilizou a Tribuna Livre na sessão ordinária desta terça-feira (30).  A solicitação foi feita por meio de ofício enviado à Presidência da Casa Legislativa.

Durante o tempo regimental de 10 minutos, o guarda civil municipal falou sobre os grupamentos e áreas de atuação; necessidade da preservação da ordem pública e do patrimônio e adequação às Leis Federais 13.022/2014 e número 13.675/2018.

Vereadora solicita assistente social nas escolas

As escolas da rede pública municipal poderão ter assistente social no quadro de funcionários. É o que solicita a Indicação 243/2023, da vereadora Alexandra Codeço (REP). O documento integrou a pauta da sessão desta terça-feira (30).

Na justificativa, a parlamentar destaca que a implantação do serviço social nas unidades busca atuar de maneira educativa, crítica e reflexiva, desenvolvendo ações pautadas na realidade socioeconômica e cultural da comunidade escolar.

“Desta maneira, muitos problemas poderão ser detectados, tais como a vulnerabilidade e risco social, violência doméstica, o uso de substâncias psicoativas, atitudes e comportamentos violentos, fatores preocupantes nas escolas brasileiras. Nos dias de hoje, meninos e meninas são destruídos em detrimento da dependência química e da violência”, justificou.

A Indicação foi aprovada e será enviada ao Executivo.

Câmara entrega diploma de Moção de Aplausos

A Câmara Municipal de Cabo Frio entregou na sessão desta terça-feira (30), diploma de Moção de Aplausos ao agente Adson da Silva Lopes, e à Guarda Civil Municipal, em especial à Turma de 2010.  O Requerimento que concede a homenagem é de autoria do presidente da Casa Legislativa, o vereador Miguel Alencar (União).

Convocados após a aprovação no concurso público de 2009, estes servidores prestam relevantes serviços à sociedade. Com mais presença e sensação de segurança na cidade desde então, hoje temos uma guarda atuante nas prerrogativas e princípios, que são elencados no Art. 3º da Lei Federal nº 13.022/2014, entre outras competências descritas na mesma lei e nas Lei Municipal 43/2020.