Câmara solicita inclusão do município no programa Limpa Rio

O vereador Josias da Swell, por meio da Indicação 242/2021, solicita que Cabo Frio seja incluído no programa Limpa Rio. O documento foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (9). A atividade é realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que efetua dragagem, limpeza e desobstrução dos rios, córregos e valas.

Com a inclusão, serão realizados manutenção, limpeza e desassoreamento dos corpos hídricos do município, dentre eles os rios Gargoá, Una, Canal da Pedra, Vale do Jacaré e Vala do Marimbondo. Ao longo dos anos, os locais apresenta processo significativo de assoreamento, resultando em recorrentes inundações em diversas localidades.

“A poluição dos corpos hídricos gera um acúmulo cada vez maior de matéria orgânica na água, com aumento de vegetação aquática, diminuição de oxigênio e mortandade dos peixes. Além disso, a disposição de sedimentos altera o fluxo das águas, provocando enchentes, expõe a comunidade a insalubridade e proliferação de doenças”, explicou Josias.

A solicitação será encaminhada ao Executivo.