Praça da Cidadania poderá se chamar Joelma Fidalgo

Grande parte da sessão ordinária da Câmara Municipal de Cabo Frio realizada nesta terça-feira (31) foi de homenagens à Joelma Fidalgo. Foram três projetos de lei dedicados à ativista social, que faleceu no domingo (29) com complicações decorrentes da Covid-19.

O Projeto de Lei 294/2021, proposto pelo vereador Vanderson Bento, altera o nome da Praça da Cidadania, localizada na Praia do Forte. O local passará a se chamar Joelma Fidalgo.  Ele utilizou a tribuna para falar do carinho pela ativista, com quem conviveu por muitos anos.

O parlamentar Felipe Monteiro também destacou a relevância dela para a cidade e apresentou o Projeto de Lei 299/2021. O documento altera a nomenclatura da Rua Vinte e Cinco, no bairro Parque Burle, que também passa a denominar-se Joelma Fidalgo. A substituição da placa ficará a cargo do Executivo.

Outros vereadores utilizaram a tribuna para discursar sobre a vida da Tia Joelma, como era carinhosamente chamada. Roberto Jesus propôs 1 minuto de silêncio. Os parlamentares Alexandra Codeço e Luís Geraldo relembraram momentos de luta pelos direitos da mulher e da inclusão social das minorias, bandeiras que ela bravamente carregou durante toda a vida.

“Árvore do Saber” poderá se tornar Patrimônio Imaterial do Município

O Projeto de Lei 298/2021 é de autoria vereador Léo Mendes e foi colocado em pauta nesta terça-feira (31). O documento considera como Patrimônio Cultural Imaterial no Município de Cabo Frio o projeto voluntário de doação de livros denominado “Árvore do Saber”.

O projeto, idealizado por Joelma, acontece sob uma árvore, localizada na esquina das ruas Nossa Senhora da Aparecida e Getúlio Vargas, no bairro Jardim Caiçara. O local é um ponto de troca e doação gratuita de livros, e consequentemente, de conhecimento. Ao se tornar Patrimônio Cultural Imaterial, o Projeto “Árvore do Saber” deve ser preservado.

Os projetos de lei foram encaminhados para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quem foi Joelma Fidalgo

Joelma Pereira Fidalgo dedicou a vida às causas sociais e filantropia, e era muito conhecida por prestar trabalhos voluntários em Cabo Frio e região. Foi fundadora das Apaes da região, do projeto “Idosos com Amor”, presidente das Amigas da Mama, e responsável pela “Casa Família de Apoio ao Deficiente”. “Tia Joelma” também era responsável por inúmeros outros projetos que promoveram a inclusão, a solidariedade, e a educação, como a “Árvore do Saber”.

Em 2010, a Câmara Municipal de Cabo Frio criou o Diploma Joelma Fidalgo, que anualmente homenageia as mulheres que desempenham relevante atuação social.