O Projeto de Lei 213/2021, do vereador Vanderson Bento, fixa o piso salarial dos enfermeiros da rede municipal de saúde em R$7.315,00. O valor é a base para jornada de trabalho de 30 horas semanais. No caso de tempo de trabalho superior, o valor terá que ser pago de maneira proporcional. O PL foi colocado em pauta na sessão ordinária desta terça-feira (29) e encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O documento prevê ainda que os demais profissionais de enfermagem terão piso fixado nos valores do enfermeiro, na razão de 70% para o Técnico de Enfermagem e 50% para o Auxiliar de Enfermagem.
“A enfermagem e suas atividades auxiliares, categorias de profissionais abnegados, que colocam em risco a própria saúde para salvar vidas de outras pessoas, surpreendentemente continuam sem a devida valorização em nosso município. O reconhecimento popular da importância destas categorias, infelizmente, não corresponde a remunerações dignas. É essa incoerência que este projeto pretende corrigir”, explicou o vereador.