O vereador Roberto Jesus, propôs na sessão ordinária desta terça-feira (23), a criação da Clínica Escola do Autista em Cabo Frio. A unidade tem como objetivo oferecer ensino personalizado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), potencializar a socialização, aperfeiçoar tratamentos, possibilitar o acesso ao ensino regular, formar e capacitar profissionais qualificados para tratamento e acompanhamento das pessoas com TEA e familiares, além de difundir informações e treinamento profissional sobre o transtorno.
O TEA (Transtorno do Espectro Autista), comumente conhecido como autismo, é um distúrbio do desenvolvimento que atinge um número cada vez maior de crianças. Apesar dos avanços no conhecimento, existem muitos desafios relacionados a esse problema, como o diagnóstico e a exclusão social do autista.
“Embora hoje em dia se considere que o diagnóstico deve ser feito no máximo até os 3 anos, várias crianças ainda deixam de recebê-lo nesse período – e nem sempre por falta de oportunidade ou avaliação médica. Detectar o transtorno de fato não é simples. Por envolver manifestações comportamentais, ele exige uma observação clínica”, disse o Roberto Jesus.
O Projeto de Lei 049/2021 foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça.