Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 16/09/2021

Cabo Frio terá Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas. É o que dispõe o Projeto de Lei 344/2021, do vereador Thiago Vasconcelos (AVANTE), apresentado na sessão ordinária desta quinta-feira (16).

A Política será composta pelo conjunto de ações, planos, programas, projetos e iniciativas relacionadas com a proteção, preservação, conservação, recuperação, manejo, prestação dos serviços públicos pertinentes e demais ações de interesse local, concernentes às águas e respectivas áreas de interesse hídrico. A segurança hídrica garante à população ao acesso a quantidades adequadas de água de qualidade aceitável, por meio da integração de políticas de saneamento, meio ambiente, gestão de recursos hídricos, saúde, uso do solo, defesa civil, transparência e controle social.

O município deverá ainda promover a Política Municipal de Saneamento, que garante o princípio da integralidade dos serviços tais como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem e gerenciamento de resíduos sólidos. Também há a previsão de ações de saúde voltadas para o monitoramento da qualidade de água consumida, ao combate à proliferação de doenças, política municipal de revitalização e proteção das nascentes, córregos, rios e demais corpos hídricos, dentre outras. O PL foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

PL disciplina arborização urbana e áreas verdes

O Projeto de Lei 181/2019, do vereador Luís Geraldo (REP) disciplina a arborização urbana e as áreas verdes do perímetro urbano do município.  O documento foi colocado em pauta com nesta quinta-feira (16) com parecer favorável da Comissão de Políticas Públicas.

O objetivo é estabelecer diretrizes para arborização de ruas, áreas verdes públicas e de sistemas de lazer, prevendo plantio, recuperação, manutenção e monitoramento.  O PL traz ainda critérios que deverão ser adotados como tamanho das arvores, espécies, distanciamento, dentre outros. O documento segue para a Comissão de Redação Final.

PL regulamenta inspeção sanitária para produtos de origem animal

O PL 063/2019, do vereador Rodolfo Machado (SD), fixa normas de inspeção e de fiscalização sanitária no Município para a industrialização, o beneficiamento e a comercialização de produtos de origem animal. O documento cria também o Serviço de Inspeção Municipal.

De acordo com o PL, a inspeção deve ser executada obrigatoriamente de forma permanente nos estabelecimentos durante o abate das diferentes espécies animais. A fiscalização acontecerá nos estabelecimentos que recebem animais, matérias-primas, produtos ou derivados de origem animal para beneficiamento ou industrialização. O procedimento também será feito nas propriedades rurais que fornecem matérias-primas.

Entende-se por fiscalização sanitária o controle sanitário dos produtos de origem animal após a etapa de elaboração, compreendido na armazenagem, no transporte, na distribuição e na comercialização até o consumo final. Ainda de acordo com o documento, esta será de responsabilidade da vigilância sanitária incluído restaurantes, padarias, pizzarias, bares e similares, em conformidade ao estabelecido na Lei nº 8.080/1990.

O PL foi encaminhado nesta quinta (16) para a Comissão de Redação Final.

Search
Novo sistema de votação da Câmara de Cabo Frio gera economia aos cofres do Legislativo
Câmara de Cabo Frio completa 100 dias de gestão com foco em economia, modernização e transparência
Câmara de Cabo Frio realiza nova devolução de recursos à Prefeitura
Mulheres recebem Diploma Joelma Fidalgo durante Sessão Solene da Câmara de Cabo Frio
Vereadores participam da entrega do novo transporte público de Tamoios

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.