Agora é Lei – Confira as Leis Municipais sancionadas – 18/01/2022

O Agora é Lei é um projeto da Câmara Municipal de Cabo Frio para que todo cidadão conheça as leis vigentes no município.

A Lei 3.361/2021 é do vereador Oséias de Tamoios (PDT) e determina a qualquer cidadão que cause ou presencie atropelamento de animal em vias públicas tenha que prestar de socorro. O condutor do veículo que atropelar o animal deverá acionar por telefone as autoridades responsáveis. Em caso de animais silvestres, a polícia ambiental deverá ser informada. Qualquer pessoa que presencie o acidente fica sujeita à prestação do socorro.

A Lei 3.362/2021 é de autoria do vereador Vanderson Bento (PTB) e cria o Programa de Wi-Fi livre e gratuito nas praças e parques públicos do Município de Cabo, por meio de Parceria Público/Privada (PPP) com as empresas provedoras de acesso. O Poder Público Municipal fará a parceria. O Programa Wi-Fi Livre tem por objetivo instrumentalizar a inclusão digital na democratização da informação, no acesso à cultura e como ferramenta educacional.

A Lei 3.363/2021 também é do vereador Vanderson Bento e institui o Programa Municipal de Oportunidades para a Terceira Idade Maturidade Ativa. A finalidade é oferecer vagas de trabalho para homens e mulheres com 60 anos ou mais, no âmbito da Administração Direta e Indireta. O número será de pelo menos 30% das vagas de estágio disponibilizadas para jovens e adolescentes.

A Lei 3.364/2021 é do vereador Douglas Felizardo (AVANTE) e institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Cabo Frio a “Semana Municipal de Prevenção e Conscientização contra Violência e Maus-tratos às Pessoas com Deficiência”, a ser realizada anualmente em 21 de setembro. Os objetivos são discutir estratégias para impedir a ocorrência de casos de violência e maus-tratos; destacar a dignidade da pessoa com deficiência como pressuposto fundamental no contexto social e democrático; garantir e estimular a participação e a inclusão social das pessoas com deficiência nos diversos ramos sociais; capacitar as famílias, os amigos, os docentes e toda a sociedade sobre formas adequadas de tratamento e combater o preconceito com as pessoas com deficiência.

A Lei 3.365/2021 também é do vereador Douglas Felizardo e torna obrigatório que hospitais e maternidades ministrem cursos/orientações sobre Manobra de Heimlich – treinamento de primeiros socorros voltados para situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita aos neonatos (também conhecida como manobra de vida), aos pais e/ou responsáveis de recém-nascido. As orientações e treinamentos serão ministrados durante o pré-natal ou antes da alta do recém-nascido.

Search
Câmara de Cabo Frio realiza audiências públicas de prestação de contas da Saúde e da gestão orçamentária
Parlamento Juvenil recebe capacitação com servidores da Escola do Legislativo de Cabo Frio
Câmara de Cabo Frio divulga resultado oficial da eleição do Parlamento Juvenil 2025
Câmara realiza novo repasse de duodécimo para auxiliar pagamento de contas da Prefeitura
Novo sistema de votação da Câmara de Cabo Frio gera economia aos cofres do Legislativo

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.