Agora é Lei – Confira as leis municipais sancionadas – 26/07/2022

O Agora é Lei é um projeto da Câmara Municipal de Cabo Frio para que todo cidadão conheça as leis vigentes no município.

A Lei 3.490/2022 é do vereador Oséias de Tamoios (PDT) e estabelece normas para a comprovação de residência no âmbito do Município de Cabo Frio. Para todos os fins, a declaração de punho do próprio interessado suprirá a exigência do comprovante de residência. Será incluída na declaração manuscrita, a ciência do autor de que a falsidade de informação o sujeitará às penas da legislação pertinente.

A Lei 3.491/2022 é da vereadora Alexandra Codeço (REP) e institui a Campanha Setembro Azul de Conscientização aos Direitos da Pessoa Surda. O objetivo principal é conscientizar a sociedade por meio de reuniões, palestras, seminários, apresentações teatrais, passeatas, audiências públicas, exposições, festas ou outros eventos. Dentre as ações previstas estão a contratação de profissionais de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para o ensino nas escolas e a atuação desses profissionais em eventos públicos.

A Lei 3.492/2022 é do vereador Thiago Vasconcelos (AVANTE) e institui a Política de Combate à Obesidade Infantil. Dentre as diretrizes estão a promoção e desenvolvimento de programas, projetos e ações, de forma intersetorial, que efetivem o direito humano universal à alimentação e nutrição adequadas; o combate à obesidade infantil na rede escolar; informações básicas sobre alimentação adequada; estímulo ao aleitamento materno e capacitação do servidor público municipal que trabalha diretamente com a população.

A Lei 3.493/2022 é do vereador Douglas Felizardo (AVANTE) e regulamenta a profissão do artesão em Cabo Frio. A norma tem como base a Federal nº 13.180/2015. Além disso, o artesanato será objeto de política específica, que terá como diretrizes básicas a valorização da identidade e cultura municipal, estadual e nacional; a destinação de espaços públicos para incentivar a comercialização da produção artesanal; promover a qualificação permanente dos artesãos e o estímulo ao aperfeiçoamento dos métodos e processos de produção.

A Lei  3.494/2022 também é do vereador Douglas Felizardo e assegura ao membro do Conselho Tutelar o livre acesso, para fins de fiscalização, aos locais em que ocorram eventos, shows, casas noturnas, espetáculos dançantes, boates, bares, bem como cinemas, teatros, estádios e locais congêneres. O membro do Conselho Tutelar deverá mostrar a credencial na entrada, comprovar o exercício da função, e permanecer pelo tempo estritamente necessário para a devida fiscalização.

A Lei 3.495/2022 é do vereador Léo Mendes (DC) e cria o “Selo Ecologicamente Correto”, que será concedido aos estabelecimentos comerciais que derem a destinação adequada ao óleo vegetal descartável.  A validade será de dois anos, podendo ser renovado indefinidamente, mediante nova avaliação e vistoria realizadas pelo órgão competente.

Search
Novo sistema de votação da Câmara de Cabo Frio gera economia aos cofres do Legislativo
Câmara de Cabo Frio completa 100 dias de gestão com foco em economia, modernização e transparência
Câmara de Cabo Frio realiza nova devolução de recursos à Prefeitura
Mulheres recebem Diploma Joelma Fidalgo durante Sessão Solene da Câmara de Cabo Frio
Vereadores participam da entrega do novo transporte público de Tamoios

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.