A Secretaria de Saúde apresentou nesta sexta-feira (29), o 2º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de ações de 2023. A audiência pública foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Cabo Frio e transmitida pelas redes sociais.
A reunião foi iniciada pelo secretário de Saúde, Bruno Alpacino, que passou a fala para o superintendente de gestão em saúde, Asaphe Stenio, responsável pela apresentação dos dados. Em seguida, a reunião foi aberta para perguntas dos vereadores e da sociedade civil.
Foram apresentados dados referentes aos meses de maio a agosto de 2023 relativos às ações e serviços de saúde do município. Também foram elencados investimentos e reformas feitos ao longo do mesmo período, tanto de recursos próprios quanto advindos de emendas parlamentares, números de atendimentos, principais causas de internação, dentre outros.
O RQDA abrangeu diversos aspectos, desde dados demográficos e de atendimentos até execução orçamentária e financeira no período. Ele também destacou ações estratégicas que estão em execução na saúde pública. O relatório é um instrumento normativo instituído a partir da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como objetivo o acompanhamento e o monitoramento das ações previstas no Plano Municipal de Saúde.