Cabo Frio poderá ter Clínica Escola do Autista

O vereador Roberto Jesus, propôs na sessão ordinária desta terça-feira (23), a criação da Clínica Escola do Autista em Cabo Frio. A unidade tem como objetivo oferecer ensino personalizado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), potencializar a socialização, aperfeiçoar tratamentos, possibilitar o acesso ao ensino regular, formar e capacitar profissionais qualificados para tratamento e acompanhamento das pessoas com TEA e familiares, além de difundir informações e treinamento profissional sobre o transtorno.

O TEA (Transtorno do Espectro Autista), comumente conhecido como autismo, é um distúrbio do desenvolvimento que atinge um número cada vez maior de crianças.   Apesar dos avanços no conhecimento, existem muitos desafios relacionados a esse problema, como o diagnóstico e a exclusão social do autista.

“Embora hoje em dia se considere que o diagnóstico deve ser feito no máximo até os 3 anos, várias crianças ainda deixam de recebê-lo nesse período – e nem sempre por falta de oportunidade ou avaliação médica. Detectar o transtorno de fato não é simples. Por envolver manifestações comportamentais, ele exige uma observação clínica”, disse o Roberto Jesus.

O Projeto de Lei 049/2021 foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça.

Pesquisar
Câmara de Cabo Frio destaca inclusão, geração de oportunidades e reconhecimento a quem transforma a cidade
Acessibilidade, mobilidade urbana e melhorias para Tamoios são discutidos durante Sessão Ordinária desta terça-feira (26) em Cabo Frio.
Vereadores discutem mobilidade, coleta seletiva e investimentos em infraestrutura em Cabo Frio na sessão desta terça-feira (19)
A Câmara Municipal de Cabo Frio passou a contar oficialmente com o vereador Geovani Ratinho em sua composição legislativa.
A defesa da causa animal ganhou voz no Legislativo cabo-friense com a chegada da vereadora Carol Midori à Câmara Municipal de Cabo Frio.

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.