Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 03/02/2022

A Câmara Municipal de Cabo Frio realizou nesta quinta-feira (3), a primeira sessão ordinária do ano. A pauta foi composta por 18 Projetos de Lei, 1 Projeto de Resolução, 15 Indicações, 1 Requerimento e 10 Vetos do Executivo.

A vereadora Alexandra Codeço (REP), por meio da Indicação 0144/2022, solicitou a implantação da Ouvidoria da Saúde no Hospital Municipal da Mulher. A parlamentar explicou que esta é uma maneira de melhoria da gestão e qualidade dos serviços, tornando o atendimento mais humanizado.

“Vimos denúncias recentes de violência obstétrica e eu, como mulher e vereadora, fico muito triste com este tipo de acontecimento. Desta maneira, a implantação da ouvidoria na unidade torna mais fácil e eficiente o acolhimento correto e humanizado de uma paciente. É o canal correto para receber reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões, e dentro da própria unidade vai facilitar e agilizar o processo”, disse a vereadora.

Reforço na iluminação pública na Praia do Forte

Por meio da Indicação 102/2022, o vereador Miguel Alencar (DEM) solicita que sejam instalados postes de iluminação pública na via de acesso à Barraca do Lido, ao Canto do Forte e entorno. O tema integrou a pauta da sessão desta quinta-feira (3).

“Apesar da grande circulação de pessoas, temos visto muitas notícias de assaltos e uso de drogas nestes locais. A iluminação pública é essencial à qualidade de vida, atuando como instrumento de cidadania e está diretamente ligada à segurança pública, prevenindo a criminalidade no local e oportunizando melhores condições de trafegabilidade, principalmente de pedestres”, explicou.

Ginásio Alfredo Barreto poderá passar por reforma

O Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, localizado no bairro Itajuru, poderá passar por uma reforma total. É o que solicita a Indicação 134/2022, do vereador Léo Mendes (DC). No documento, o parlamentar também ressalta a importante da manutenção constante do equipamento esportivo.

“A reforma é de grande importância para a população. O Ginásio Poliesportivo proporciona a prática de esportes e lazer, trazendo integração social, melhorando a qualidade de vida e saúde. A reforma traria a implementação da educação e prática esportiva”, finalizou.

As Indicações foram aprovadas e serão encaminhadas ao Executivo.

Câmara recebe representantes do Sepe

Após a sessão desta quinta-feira, os vereadores receberam representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe – Lagos). Os assuntos trazidos foram o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), a homologação do concurso público, reajuste salarial e segurança sanitária nas escolas.

Participaram da reunião os vereadores Felipe Fernandes (PDT), Josias da Swell (PL), Oséias de Tamoios (PDT), Roberto Jesus (MDB), Rodolfo Machado (SD) e Vanderson Bento (PTB).