Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 04/08/2022

O Projeto de Lei 385/2022, do vereador Jean Carlos (PL) proíbe os postos de combustíveis de abastecerem com Gás Natural Veicular (GNV) os veículos que não apresentarem o selo garantidor para o uso. O assunto foi debatido na sessão ordinária desta quinta-feira (4).

O selo GNV certifica a instalação e regularização do veículo juntos aos órgãos competentes e fiscalizadores, e deve ser regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. Além disso, deve trazer a prescrição de validade. Os postos de combustíveis ficam ainda obrigados a afixarem cartazes informativos aos consumidores. O PL traz sanções em casos de descumprimento como advertência e multa.

O vereador autor explica que a norma busca implementar normas de segurança de maneira efetiva.

“O GNV tem como principais vantagens a redução de custos/consumo, menor emissão de gases poluentes e a elevação da vida útil do motor. O Brasil possui a segunda maior frota de veículos convertidos e a falta de informação, associada a instalações inadequadas, é a maior causadora de acidentes envolvendo o GNV. O selo é uma maneira eficaz de fiscalizar”, explicou.

O PL foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Empresas que aceitam PIX poderão ter que disponibilizar internet para clientes

Estabelecimentos comerciais poderão ter que disponibilizar sinal de internet para clientes que optarem pelo pagamento pelo PIX. É o que determina o Projeto de Lei 367/2022, do vereador Josias da Swell (PL).  O assunto integrou a pauta da sessão desta quinta-feira (4).

De acordo com o parlamentar, o comerciante fornecer ao cliente as ferramentas necessárias.

“O Pix é utilizado em mais de 90% dos estabelecimentos comerciais. No entanto, quem tem que ter acesso à internet para realizar o pagamento é o cliente. Podemos aplicar a mesma lógica do cartão de crédito ou débito, que a máquina é disponibilizada como maneira de viabilizar a compra”, justificou.

O documento também foi encaminhado à CCJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Câmara de Cabo Frio recebe audiência pública sobre o Orçamento Municipal de 2026
Câmara de Cabo Frio recebe Audiência Pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde
Relatórios de execução orçamentária e gestão fiscal da Prefeitura serão apresentados em audiência pública na Câmara
Câmara de Cabo Frio realiza audiência pública para debater políticas públicas para pessoas com Espectro Autista
Câmara de Cabo Frio aprova projetos que beneficiam motoristas com remissão de multas e isenção no estacionamento rotativo

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.