Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 05/07/2022

Na sessão ordinária desta terça-feira (5), o Grupo Iguais solicitou o uso da Tribuna Livre. O presidente da instituição, Rodolpho Campbell discursou sobre os recentes episódios de pichações contra a comunidade LGBTI+ em prédios da cidade, inclusive na sede do Legislativo Municipal. Ele também falou sobre o ataque racista sofrido pela jornalista Renata Cristiane.

O Superintendente de Políticas Públicas LGBTI+, Pedro Rosa; militantes da causa e a jornalista participaram da sessão.  Campbell repudiou os atos discriminatórios.

“Infelizmente estou aqui para manifestar o repúdio aos ataques que sofremos pouco antes da semana do Orgulho LGBTI+. As frases pichadas em imóveis do Centro de Cabo Frio nos afetaram e nos afetam de uma maneira muito forte. São ataques contra gênero, orientação sexual, raça, cor, etnia. Vamos seguir lutando dia após dia”, disse.

Ainda na mesma temática, o vereador Davi Souza (PDT) colocou em pauta o Requerimento 137/2022. No documento, o parlamentar solicita moção de repúdio aos atos discriminatórios citados.

“Cabo Frio e a Região dos Lagos são de todos nós, independente de credo, raça, gênero e orientação sexual.  Não há espaço para casos como os ataques racistas direcionados à jornalista e as pichações homofóbicas nos prédios públicos de Cabo Frio.  O Supremo Tribunal Federal já equiparou a injúria racial e a homofobia ao crime de racismo”, lamentou Davi.

O assunto gerou manifestação por parte de todos os vereadores, que demonstraram solidariedade aos militantes e à profissional da imprensa.  O Requerimento foi aprovado por unanimidade.