Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 11/05/2023

Manutenção englobando poda, reforma da pista e iluminação das vias de acesso ao Aeroporto de Cabo Frio. É o que solicita o vereador Léo Mendes (DC), por meio da Indicação 380/2022. O parlamentar utilizou a tribuna na sessão desta quinta-feira (11) para debater o assunto.

De acordo com o documento, a solicitação de melhorias é para a Avenida Adolfo Beranger Junior, a Rua Doutor Marcos Coelho e a RJ 102. O vereador ressaltou o risco para os pedestres e motoristas que passam pelo local.

“Em muitos trechos, a vegetação avançou para a pista, o que dificulta a visibilidade. Somado às curvas que tem na via, falta de iluminação em alguns trechos e buracos, a falta de manutenção pode gerar muitos acidentes”, justificou.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

Medicamento para esporotricose poderá ser gratuito

Por meio da Indicação 342/2023, a vereador Caroline Midori (PP) solicita o fornecimento gratuito dos medicamentos para tratamento da esporotricose, mediante a apresentação da receita veterinária. O assunto integrou a pauta da sessão desta quinta-feira (11).

“Infelizmente o número de animais contaminados vem crescendo diariamente devido à facilidade de proliferação e manifestação do fungo. É uma questão de saúde pública, tendo em vista que a doença também pode afetar os seres humanos”, explicou,

A esporotricose é uma doença de origem infecciosa, transmitida por fungos e que pode afetar tanto animais quanto humanos. Nos humanos, a doença causa lesões nodulares avermelhadas e evolui para úlceras. No caso dos animais, a ocorrência maior é em gatos e estes são diretamente afetados pelos sintomas, onde as úlceras podem infeccionar os ossos e órgãos do felino. Sendo diagnosticada precocemente, tem tratamento e cura.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

4ª Edição do Programa Direito e Cidadania nas Escolas acontece nesta sexta-feira (12)

A Câmara Municipal de Cabo Frio promove na próxima sexta-feira (12), às 9h30, a 4ª Edição do Programa “Direito e Cidadania nas Escolas”. O palestrante será o Ministro da Controladoria-Geral da União, o Doutor Vinicius Marques de Carvalho.

Com o tema “Ética na Gestão Pública”, a palestra será transmitida pelas redes sociais da Câmara e pela Jovem TV (Canal 8 ). Foram convidados estudantes da rede municipal de ensino dos municípios de Cabo Frio, Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

O evento é uma realização da Câmara Municipal de Cabo Frio, com apoio da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da Secretaria Municipal de Educação.