Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 13/09/2022

Por meio da Indicação 75/2022, a vereadora Alexandra Codeço (REP) solicita a implantação de centro cirúrgico e maternidade no Hospital Municipal de Tamoios, no Segundo Distrito. O assunto foi amplamente discutido pelos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (13).

Codeço ressaltou que a implantação trará mais dignidade para os moradores, que não precisarão mais se deslocar em busca de atendimento.

“Embora tenha quase 100 mil habitantes, Tamoios não tem um centro cirúrgico para atender os pacientes que precisem de qualquer intervenção, e principalmente gestantes. A mulher em trabalho de parto ter que percorrer quase 50 quilômetros é absurdo. A criação de uma unidade deste porte, além de descentralizar e desafogar os hospitais do centro da cidade, proporcionará atendimento digno para os moradores da localidade”, disse.

A Indicação motivou um debate entre os vereadores sobre a reabertura da unidade. A Casa Legislativa destinou emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 para este fim.  Os parlamentares Adeir Novaes (REP), Alexandra Codeço (REP) e Vinícius Corrêa (PP) destinaram 100% da verba para a manutenção do Hospital Municipal de Tamoios. Outros cinco vereadores destinaram 50% da verba. São eles: Carol Midori (PP), Josias da Swell (PL), o presidente Miguel Alencar (União), Oséias de Tamoios (PDT) e Rodolfo Machado (SD). As Emendas ainda não foram executadas.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

Vereador solicita distribuição igualitária do orçamento entre os Distritos

O Segundo Distrito também foi tema da Indicação 683/2022, do vereador Roberto Jesus (MDB). O parlamentar solicita que o Executivo reavalie a previsão orçamentária dos valores de investimento da Modernização, Revitalização, Reforma e Melhoria de Tamoios.

De acordo com o Jesus, objetivo é a distribuição igualitária do orçamento municipal.

“Por meio deste documento, buscamos atender às necessidades do Distrito e oferecer uma melhor infraestrutura para os moradores da localidade. Uma das funções do vereador é acompanhar a aplicação de recursos e a própria prestação de serviço em si”, justificou.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.