Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 16/08/2022

Cabo Frio poderá ter Educação Política nas Escolas. É o que dispõe o Projeto de Lei 384/2022, do vereador Alexandre da Colônia (SD) e que começou a tramitar na sessão ordinária desta terça-feira (16).

De acordo com o documento, o Programa será executado pela sociedade civil organizada e tem o objetivo de fomentar o debate político e esclarecer aos alunos das redes pública e particular de ensino sobre o funcionamento das instituições públicas dos Três Poderes existentes no município.

“O conhecimento aproxima o jovem da política. Esta se faz presente em nossas vidas, principalmente nas relações sociais. Considerando que a juventude é o futuro do país, nada mais justo que sejam educados e incentivados a participar de debates políticos de forma sadia, fazendo com que compreendam os seus direitos e os seus deveres na sociedade, garantindo a livre expressão do pensamento crítico argumentativo e fortalecendo as bases do Estado Democrático de Direito”, explicou.

O PL foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Vereadora solicita mutirão de consultas médicas

De autoria da vereadora Alexandra Codeço (REP), a Indicação 605/2022 solicita a realização de mutirão da saúde para atendimentos nas especialidades de oftalmologia, ortopedia e neurologia. O assunto integrou a pauta da sessão desta terça-feira (16).

“Sabemos que a demanda de pacientes em algumas especialidades é crescente e uma das estratégias eficientes é a realização periódica desses mutirões. Assim, iremos assegurar agilidade à fila de espera do SUS e fluidez a toda a rede de saúde municipal. A ação contribuirá para minimizar a demanda reprimida e acelerar os processos dos agendamentos de consultas e exames existentes”, explicou.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

Ambulantes são homenageados com Moção de Aplausos

Também na sessão desta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Cabo Frio agraciou com diploma de Moção de Aplausos o senhor Luciano Dias de Mello, professor de dança e defensor dos ambulantes; e o senhor Waldemir da Costa, Presidente da Associação de Ambulantes da Praia do Forte e ex-presidente da Associação de Moradores do Bairro São Jacinto, em Tamoios. Os Requerimentos que concedem os diplomas são de autoria do vereador Douglas Felizardo (AVANTE).