Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 11/08/2022

Cabo Frio poderá ter Sala Azul em shoppings centers. O espaço será dedicado às pessoas com transtorno do Espectro Autista (TEA). É o que dispõe o Projeto de Lei 329/2022, do vereador Adeir Novaes (REP) e que integrou a sessão ordinária desta quinta-feira (11).

De acordo com o documento, a sala deverá ficar em um local afastado, com menor movimento e silencioso; com paredes em tons azuis claros e iluminação indireta, brinquedos para acalmar e com colaboradores treinados.  Além disso, os funcionários usarão uniforme para que as famílias possam identificar as pessoas aptas para o suporte necessário.

“A ideia da criação da Sala Azul é possibilitar que famílias de autistas e pessoas autistas possam passear no shopping de maneira confortável, podendo, entretanto, ser utilizada também em momentos de crise”, explicou o vereador.

O PL foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Sindicatos utilizam Tribuna Livre

Representados pela professora Denise Alvarenga, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cabo Frio (Sindicaf) e a Associação de Fiscais do Município (AFM) utilizaram a Tribuna Livre na sessão desta quinta-feira (11). A solicitação foi feita por meio de ofício.

Durante o tempo regimental de 10 minutos, ela expôs a opinião dos servidores públicos municipais sobre o Projeto de Lei Complementar 002/2022, de autoria do Executivo e que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).   O documento começou a tramitar na Casa Legislativa nesta terça-feira (9) e está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Câmara entrega diplomas de Moção de Aplausos

Também na sessão desta quinta-feira (11), A Câmara Municipal de Cabo Frio agraciou com diploma de Moção de Aplausos o Senhor Rubens Chaves de Magalhães Junior, Presidente do Projeto Social Tatame de Cristo pelos relevantes serviços prestados ao Município. O Requerimento que concede o diploma é de autoria do vereador Roberto Jesus (MDB).

Logo em seguida, o vereador Douglas Felizardo (AVANTE) homenageou o bispo Romero Pereira de Lima Alves, da Igreja Mundial do Poder de Deus e que coordena o Projeto Amas, voltado a pessoas em vulnerabilidade social.