Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 16/11/2023

A Câmara Municipal de Cabo Frio irá adotar o Plano de Gestão Sustentável. A medida proposta no Projeto de Resolução 006/2023, de autoria do vereador Miguel Alencar (União), foi aprovada na sessão ordinária desta quinta-feira (16). O documento retornou à pauta com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Dentre as metas a serem adotadas estão a redução da utilização de papel e impressão nas atividades rotineiras; a utilização de papel reciclado ou reutilizável sempre que possível; a adoção de coleta e destinação de resíduos produzidos; a separação de pilhas, baterias e resíduos eletroeletrônicos; a implantação de plano de eficiência energética; o uso racional de água, energia elétrica e de bens duráveis; a redução do consumo de plástico e outros materiais que não se decompõem naturalmente; e promoção de práticas saudáveis e promoção da qualidade de vida.

O objetivo é sensibilizar Vereadores e Servidores para a redução de padrões de consumo, a reutilização de materiais e a separação de resíduos sólidos, estimulando ações de preservação do meio ambiente e promovendo a responsabilidade socioambiental. O Projeto de Resolução segue agora para a Comissão de Redação Final.

Câmara entrega diplomas de Moção de Aplausos

A Câmara Municipal de Cabo Frio agraciou com Moção de Aplausos o atleta Gabriel Paiva pelos relevantes serviços prestados ao Município. O Requerimento que concede homenagem é de autoria do vereador Jean Carlos (PL).

Gabisurf, como é conhecido, é o primeiro Campeão brasileiro Parasurf Down. Ele iniciou a prática do surf adaptado em 2019 nas areias da Praia do Forte. No mesmo ano, foi campeão da categoria no Campeonato Cabo Frio Surf Pro. Há três anos faz aulas na escolinha de surf do Victor Ribas.

Logo após, o vereador Ruy França (Cidadania) homenageou o Capitão Eduardo Damaceno Matias e o 2º Tenente Sandro Pereira Nunes. Ambos no 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O Capitão Matias está à frente do Comando da 1ª CIA – Cabo Frio, sendo o responsável pelo policiamento da Área Central, Praiana, Grande Jardim Esperança e do GAT I (Grupamento de Ações Táticas). Já o 2º Tenente Nunes atualmente é o Oficial de Ligação das políticas públicas da SEPM: PROERD, Patrulha Maria da Penha e Patrulha Escolar e de Proteção à Criança e ao Adolescente.