Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 17/03/2022

Pacientes poderão sair das consultas médicas com a data de retorno já agendada. É o que solicita o vereador Alexandre da Colônia (DEM), por meio da Indicação 280/2022. O assunto integrou a pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (17).

De acordo com o parlamentar, a medida se faz necessária diante da demora relatada pelos pacientes.

“Muitos pacientes reclamam que só conseguem vaga muito tempo depois até mesmo após o prazo de reavaliação do quadro. Sair da consulta com a data do retorno já agendada facilitaria bastante”, explicou.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

Cabo Frio poderá ter Fundo Municipal de Combate à Fome

O Projeto de Lei 105/2022, do vereador Douglas Felizardo (AVANTE) institui o Fundo Municipal de Combate à Fome. O objetivo é viabilizar a todos os cidadãos acesso a níveis dignos de subsistência, nutrição e segurança alimentar. O PL foi discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (17).

De acordo com o documento, a receita do Fundo será composta por dotações orçamentárias específicas, doações, auxílios, subvenções ou outras receitas a serem definidas em regulamento. A verba não poderá ser utilizada para remuneração de pessoal ou encargos sociais.

“Precisamos garantir direito à alimentação e à segurança alimentar nutricional, possibilitando às famílias a autonomia tanto na produção, quanto na escolha e consumo dos alimentos. O Fundo se torna ferramenta necessária para efetivar políticas públicas de combate à fome e à pobreza, cenário que foi fortemente agravado durante a pandemia. Neste período, 13,6% dos adultos brasileiros deixaram de fazer sequer uma refeição ao dia”, justificou o parlamentar autor. 

O PL foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Rede separativa de esgoto na Praia do Siqueira

A instalação da rede separativa de esgoto no bairro Praia do Siqueira foi tema da Indicação 290/2022, do vereador Josias da Swell (PL). O documento foi colocado em pauta na sessão desta quinta (17) e solicita que a concessionária responsável providencie a instalação.

O parlamentar afirmou que esta é uma ação necessária não só para qualidade de vida dos moradores do entorno, mas também para a proteção da lagoa.

“Saneamento básico é fator de proteção à qualidade de vida, sua inexistência compromete a saúde pública, o bem-estar social e degrada o meio ambiente. As pessoas ficam expostas a contaminações e enfrentam transtornos em virtude do odor desagradável e da proliferação de insetos. Além disso, a lagoa também fica desprotegida com despejo de detritos”, lamentou.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada à concessionária.

Diploma Joelma Fidalgo

Em continuidade às homenagens, os vereadores Roberto Jesus (MDB) e Josias da Swell (PL) entregaram o Diploma Joelma Fidalgo na sessão ordinária desta quinta-feira (17). Foram agraciadas com a honraria as senhoras Lorenna Barbosa Couto Santos, Selma de Souza e Vânia Maria Gonçalves Azevedo.

Na próxima sessão, será a vez dos parlamentares Felipe Fernandes (PDT) e Luís Geraldo (REP).  Todos os anos, a Câmara Municipal de Cabo Frio concede o Diploma Joelma Fidalgo às mulheres que desempenham relevante atuação social no âmbito municipal. A honraria foi criada em 29 de março de 2010, por meio da Resolução 1080. Nesta edição, por conta das medidas de enfrentamento à pandemia, a cada sessão, dois parlamentares irão prestar as homenagens.

Search
Novo sistema de votação da Câmara de Cabo Frio gera economia aos cofres do Legislativo
Câmara de Cabo Frio completa 100 dias de gestão com foco em economia, modernização e transparência
Câmara de Cabo Frio realiza nova devolução de recursos à Prefeitura
Mulheres recebem Diploma Joelma Fidalgo durante Sessão Solene da Câmara de Cabo Frio
Vereadores participam da entrega do novo transporte público de Tamoios

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.