Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 29/03/2022

A Câmara Municipal de Cabo Frio começou a debater na sessão ordinária desta terça-feira (29) a fixação de critérios prévios para o fechamento de estabelecimentos de ensino da rede pública do Município de Cabo Frio. A iniciativa é do vereador Roberto Jesus (MDB), por meio do Projeto de Lei 146/2022.

De acordo com o documento, o fechamento definitivo de qualquer unidade escolar da rede pública deve ser comunicado à Câmara Municipal. Também é necessária a realização de audiência pública, publicada em edital e requisitada pela direção da unidade escolar. Ainda de acordo com o PL, a Secretaria de Educação deverá comunicar sobre o encerramento das atividades com antecedência de um ano, e justificar por meio de estudo prévio, impacto orçamentário e destino da utilização do imóvel.

“O fechamento de estabelecimentos de ensino da rede pública aprofunda o sucateamento da educação e deixa milhares de alunos sem assistência, por isso vejo a necessidade urgente de criar um mecanismo de controle para inibir esta prática.  Nenhuma escola pode ser fechada sem análise justificada do impacto da ação e sem a manifestação da comunidade escolar atingida”, fundamentou o parlamentar.

O PL foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Moeda Itajuru poderá contemplar bairro Maria Joaquina

Por meio da Indicação 311/2022, o vereador Josias da Swell (PL) solicita a implantação da Moeda Social Itajuru no bairro Maria Joaquina, no Segundo Distrito. O assunto foi debatido na sessão ordinária desta terça-feira (29).

 De acordo com o vereador, o objetivo é beneficiar famílias de baixa renda e o comércio do bairro, levando em consideração que já é um modelo econômico adotado em Cabo Frio e em outros municípios.

“Acredito que expandir a Moeda Itajuru para Maria Joaquina trará impactos positivos no crescimento socioeconômico do bairro, diminuindo a desigualdade social e fomentando a economia local”, disse.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

Diploma Joelma Fidalgo

Em continuidade às homenagens, os vereadores Rodolfo Machado (SD) e Thiago Vasconcelos (AVANTE) entregaram o Diploma Joelma Fidalgo na sessão ordinária desta terça-feira (29). Foram agraciadas com a honraria as senhoras Eneida Vasconcelos Ferreira da Silva, Jane Pereira Santos e Zenilda Gomes da Silva.

Na próxima sessão, será a vez dos parlamentares Vanderson Bento (PTB) e Vinícius Corrêa (PP).  Todos os anos, a Câmara Municipal de Cabo Frio concede o Diploma Joelma Fidalgo às mulheres que desempenham relevante atuação social no âmbito municipal. A honraria foi criada em 29 de março de 2010, por meio da Resolução 1080. Nesta edição, por conta das medidas de enfrentamento à pandemia, a cada sessão, dois parlamentares irão prestar as homenagens.

Search
Novo sistema de votação da Câmara de Cabo Frio gera economia aos cofres do Legislativo
Câmara de Cabo Frio completa 100 dias de gestão com foco em economia, modernização e transparência
Câmara de Cabo Frio realiza nova devolução de recursos à Prefeitura
Mulheres recebem Diploma Joelma Fidalgo durante Sessão Solene da Câmara de Cabo Frio
Vereadores participam da entrega do novo transporte público de Tamoios

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.