Comissão de Turismo fará visita ao Aeroporto Internacional de Cabo Frio

A Câmara Municipal de Cabo Frio realizou nesta quarta-feira (6), uma audiência pública sobre a Concessão do Aeroporto Internacional de Cabo Frio. A iniciativa é vereador Davi Souza (PDT), presidente da Comissão de Análise dos Setores de Turismo e Cultura do Município.

A audiência contou com a participação da Natalia Freitas e Luciano Cardoso, integrantes da Comissão Especial de Concessão Pública; de representantes da atual administradora do Aeroporto e da empresa que elaborou o edital de concessão;  Carlos Cunha, presidente da Associação de Hotéis; da Maria Inês Oliveros, do Conventiou Bureau;  do Kelven Lima, presidente da 20ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); do Waldenir Pimentel Nascif Júnior, Associação dos Profissionais da Contabilidade; do Eduardo Menezes, secretário-adjunto de Turismo, sociedade civil organizada e profissionais da imprensa. O presidente da Comissão de Turismo, Davi Souza (PDT), o presidente do Legislativo, Miguel Alencar e os vereadores Luís Geraldo, Jean Carlos (PL) e Ruy França (Cidadania) também estiveram presentes.

Ficou determinada uma visita dos membros da Comissão de Análise dos Setores de Turismo e Cultura do Município às instalações do Aeroporto.  Os vereadores também cobraram prazos para que a licitação fosse marcada pelo Executivo, bem como os demais andamentos do certame.

Na sessão plenária de 28 de fevereiro, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro proferiu dois acórdãos em que autoriza o prosseguimento do procedimento licitatório. O certame havia sido suspenso monocraticamente em 28 de julho de 2023, após a representação de duas empresas interessadas e que apontaram possíveis irregularidades no edital.

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio foi inaugurado em 1998 e concedido para gestão da iniciativa privada em 2001. Tem a segunda maior pista de pouso do Estado do Rio, atrás apenas do Galeão.