Praça da Cidadania poderá se chamar Joelma Fidalgo

Grande parte da sessão ordinária da Câmara Municipal de Cabo Frio realizada nesta terça-feira (31) foi de homenagens à Joelma Fidalgo. Foram três projetos de lei dedicados à ativista social, que faleceu no domingo (29) com complicações decorrentes da Covid-19.

O Projeto de Lei 294/2021, proposto pelo vereador Vanderson Bento, altera o nome da Praça da Cidadania, localizada na Praia do Forte. O local passará a se chamar Joelma Fidalgo.  Ele utilizou a tribuna para falar do carinho pela ativista, com quem conviveu por muitos anos.

O parlamentar Felipe Monteiro também destacou a relevância dela para a cidade e apresentou o Projeto de Lei 299/2021. O documento altera a nomenclatura da Rua Vinte e Cinco, no bairro Parque Burle, que também passa a denominar-se Joelma Fidalgo. A substituição da placa ficará a cargo do Executivo.

Outros vereadores utilizaram a tribuna para discursar sobre a vida da Tia Joelma, como era carinhosamente chamada. Roberto Jesus propôs 1 minuto de silêncio. Os parlamentares Alexandra Codeço e Luís Geraldo relembraram momentos de luta pelos direitos da mulher e da inclusão social das minorias, bandeiras que ela bravamente carregou durante toda a vida.

“Árvore do Saber” poderá se tornar Patrimônio Imaterial do Município

O Projeto de Lei 298/2021 é de autoria vereador Léo Mendes e foi colocado em pauta nesta terça-feira (31). O documento considera como Patrimônio Cultural Imaterial no Município de Cabo Frio o projeto voluntário de doação de livros denominado “Árvore do Saber”.

O projeto, idealizado por Joelma, acontece sob uma árvore, localizada na esquina das ruas Nossa Senhora da Aparecida e Getúlio Vargas, no bairro Jardim Caiçara. O local é um ponto de troca e doação gratuita de livros, e consequentemente, de conhecimento. Ao se tornar Patrimônio Cultural Imaterial, o Projeto “Árvore do Saber” deve ser preservado.

Os projetos de lei foram encaminhados para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quem foi Joelma Fidalgo

Joelma Pereira Fidalgo dedicou a vida às causas sociais e filantropia, e era muito conhecida por prestar trabalhos voluntários em Cabo Frio e região. Foi fundadora das Apaes da região, do projeto “Idosos com Amor”, presidente das Amigas da Mama, e responsável pela “Casa Família de Apoio ao Deficiente”. “Tia Joelma” também era responsável por inúmeros outros projetos que promoveram a inclusão, a solidariedade, e a educação, como a “Árvore do Saber”.

Em 2010, a Câmara Municipal de Cabo Frio criou o Diploma Joelma Fidalgo, que anualmente homenageia as mulheres que desempenham relevante atuação social.

Search
Novo sistema de votação da Câmara de Cabo Frio gera economia aos cofres do Legislativo
Câmara de Cabo Frio completa 100 dias de gestão com foco em economia, modernização e transparência
Câmara de Cabo Frio realiza nova devolução de recursos à Prefeitura
Mulheres recebem Diploma Joelma Fidalgo durante Sessão Solene da Câmara de Cabo Frio
Vereadores participam da entrega do novo transporte público de Tamoios

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.