No Expediente, deram entrada dois projetos de emenda de autoria do vereador Milton Alencar. Um deles altera dispositivos do projeto que institui a Semana Municipal da Cultura Cabo-Friense e o outro modifica a proposta que cria a campanha permanente de doação de sangue pelas forças de segurança pública.
Também foram apresentados novos projetos de lei. O vereador Jean da Autoescola protocolou uma proposta que estabelece procedimentos para identificação de pessoas com o rosto coberto em estabelecimentos comerciais e espaços privados de uso público, como medida de segurança. O vereador Tatá de Tamoios apresentou projeto que cria a Semana Municipal de Valorização dos Cuidadores da Área da Saúde. Já o vereador André Jacaré propôs a criação da Política Municipal Abrigo Amigo, voltada à promoção da segurança e do acolhimento dos usuários do transporte coletivo urbano durante o período noturno.
Ainda no Expediente, o vereador Alfredo Gonçalves apresentou um projeto de resolução que cria a Medalha Comemorativa do Centenário da Ponte Feliciano Sodré, em homenagem à importância histórica da estrutura para o município.
Na Ordem do Dia, os vereadores analisaram projetos de lei de diferentes áreas. Entre eles, o projeto do vereador Jean da Autoescola que cria um programa municipal para identificação, localização e resposta rápida a pessoas com Alzheimer e outras doenças que causam desorientação, além da proposta que institui o programa Jovens Embaixadores do Livro, voltado ao incentivo à leitura e à cultura.
Também foram apreciados dois projetos do vereador Jefferson Vidal: um que prevê a implantação de teleatendimento para auxiliar na saúde mental e outro que determina a divulgação de alerta sanitário em casos confirmados de meningite.
O vereador André Jacaré também teve apreciado o projeto que cria um programa municipal de terapia nutricional para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades alimentares especiais na rede pública de ensino.
Os parlamentares ainda analisaram projetos encaminhados pelo Poder Executivo, de autoria do prefeito Serginho, que tratam da Política Municipal de Inovação; da Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo e à Economia Solidária; da Política Municipal de Economia Azul; da criação do Programa Bolsa Técnico de Apoio ao Esporte; da Política Municipal de Patrocínios e Apoio Institucional; da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico; e da atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Auditores Fiscais da Receita Municipal.
Durante a sessão, os vereadores também aprovaram indicações apresentadas por Davi Souza, propondo a criação de uma linha de transporte público rotativa no Centro de Cabo Frio; por Oseias Couto, pedindo a instalação de lombadas na Rua Orlando Bragança, em Tamoios; e por Alfredo Gonçalves, solicitando a reurbanização do trevo da antiga Praça do Skate, no bairro Algodoal.
Um dos principais debates da sessão foi motivado pela Indicação nº 0558/2026, de autoria do vereador Davi Souza, que solicita ao Poder Executivo a criação de uma linha de transporte público rotativa no Centro de Cabo Frio, interligando os principais pontos comerciais, turísticos e de serviços do município. Ao defender a proposta, o parlamentar destacou que o transporte poderia atender tanto turistas, por meio de um roteiro turístico e cultural, quanto trabalhadores que precisam se deslocar.
Durante a discussão, o vereador Alfredo Gonçalves ponderou que a implantação do serviço pode não ser viável pela atual concessionária do transporte coletivo, mas sugeriu que a iniciativa também poderia ser executada por uma empresa privada interessada em operar essa rota. O vereador Milton Alencar acrescentou que o projeto também deve incentivar a visitação de bairros como Jardim Esperança e Tangará, ressaltando que essas e outras localidades possuem riqueza cultural e merecem integrar os roteiros turísticos da cidade.
Outro tema que recebeu destaque foi a Indicação nº 0560/2026, de autoria do vereador Alfredo Gonçalves, que solicita a reurbanização do trevo da antiga Praça do Skate, no bairro Algodoal. O parlamentar lamentou a demolição da antiga pista de skate e afirmou que o local apresenta hoje aspecto de abandono, com mato alto e infraestrutura deteriorada. Segundo ele, por ser passagem para o Teatro Municipal, a Praça da Cidadania e a Praia do Forte, a área merece receber ao menos um calçamento simples e melhorias que devolvam um aspecto de cuidado ao espaço público.
Durante o debate, o vereador Milton Alencar destacou a importância histórica do local e defendeu um olhar mais atento para a área. O vereador Luis Geraldo afirmou que o cuidado com os pequenos detalhes contribui para melhorar a cidade como um todo. Já o presidente da Câmara, vereador Vaguinho, sugeriu ampliar a proposta, transformando o espaço em uma praça de convivência, com mesas para jogos de xadrez e damas, tornando o local novamente um ponto de encontro da população. O vereador André Jacaré também manifestou apoio à recuperação da antiga pista de skate.
Ao encerrar a sessão, o presidente da Câmara, Vaguinho, convidou os presentes a uma reflexão sobre o momento vivido por Cabo Frio. Segundo ele, ao longo de 2025 e no início de 2026, o município precisou concentrar esforços para enfrentar grandes desafios e reorganizar a cidade. Agora, com esses problemas sendo gradualmente solucionados, torna-se possível dedicar atenção também às pequenas demandas do cotidiano. Para o presidente, a recuperação de praças e espaços públicos é um sinal de que a cidade avança e de que cuidar dos pequenos detalhes também é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população.
Assista a sessão completa no canal da Câmara Municipal de Cabo Frio no YouTube.