Secretaria de Saúde apresenta Prestação de Contas do 1º quadrimestre de 2022

A Secretaria de Saúde apresentou nesta segunda-feira (27), o 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de ações de 2022. A audiência pública foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Cabo Frio.

Estiveram presentes os vereadores Douglas Felizardo (AVANTE) e Roberto Jesus (MDB), representantes dos parlamentares Alexandre da Colônia (SD) e Léo Mendes (DC). O encontro foi conduzido pelo Superintendente de Gestão em Saúde, Sady Marchesin e Asaphe  Stenio, Supervisor de Gestão. Pela pasta, participaram ainda a secretária Adjunta de Atenção à Saúde, Priscila Dantas; a secretária Adjunta da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Kainá Gago; a superintendente de Saúde Bucal, Claudia Lúcia Monteiro; a subcoordenadora de Gestão do Fundo Municipal de Saúde, Dulce Leandro; a secretária adjunta de Administração e Saúde , Letícia Paula Alves da Silva; o superintendente de Contabilidade, Sandro Gomes Carvalho; a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lucy Pires e o Secretário Adjunto de Saúde em Tamoios, Rafael Dias.

O relatório trouxe dados demográficos e de morbimortalidade, sobre os estabelecimentos da Administração Pública, prestadores de serviço SUS,  números de atendimentos ambulatoriais, emergenciais, exames e cirurgias realizados nos meses de janeiro a abril de 2022, bem como medidas implantadas e as metas de ampliação. A explanação durou cerca de 2 horas. Em seguida, foi aberto um tempo para perguntas dos vereadores. Roberto Jesus fez questionamentos diversos, dentre eles divergência de dados de atendimentos apresentados em 2021 e o relatório atual.

O parlamentar Felizardo fez questão de dar voz e espaço ao Conselho de Saúde. Os conselheiros municipais também puderam tirar dúvidas e expor demandas pois o RDQA é um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução do Plano Municipal de Saúde. A previsão é de que a próxima prestação de contas seja feita no mês de setembro.