Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 07/10/2021

Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (7), a Câmara Municipal de Cabo Frio debateu assuntos como a realização da cirurgia plástica reparadora da mama pela rede municipal de unidades integrantes do Sistema Único De Saúde (SUS) nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer. O tema foi trazido pela vereadora Alexandra Codeço (REP), por meio da Indicação 539/2021.

O Congresso Nacional sancionou a Lei 12.802/2013, que obriga o SUS a fazer a cirurgia plástica reparadora da mama logo em seguida à retirada do câncer, quando houver condições médicas. Se a reconstrução não puder acontecer imediatamente, a paciente deverá ser encaminhada para acompanhamento clínico.

“O câncer de mama é uma espécie de fantasma que assusta toda mulher. Muitas vezes a cura envolve a mutilação do corpo naquilo que é mais simbólico da feminilidade, os seios, colocando em risco também a saúde psíquica da mulher. A reconstituição imediata da mama traz um benefício enorme para a autoestima da mulher. O estigma da mastectomia é muito grande”, explicou a parlamentar.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

Vereadores irão se reunir com o prefeito

O presidente da Casa, o vereador Miguel Alencar (DEM) informou durante a sessão desta quinta que no próximo sábado (9), os parlamentares irão se reunir com o prefeito José Bonifácio, secretários municipais e comerciantes para discutir sobre a flexibilização do decreto que regulamenta as medidas de enfrentamento à Covid-19. Serão debatidos tema sobre ampliação do horário de funcionamento dos bares e restaurantes; aumento do número de guarda-sóis nas praias, dentre outros.  No dia 29 de setembro, integrantes da Comissão Especial de Defesa e Direitos dos Ambulantes receberam representantes do setor para ouvir as demandas.

PL autoriza animais domésticos em locais destinados a pessoas em situação de rua

Começou a tramitar na Casa Legislativa nesta quinta-feira o Projeto de Lei 383/2021. De acordo com o documento, de autoria do vereador Thiago Vasconcelos (AVANTE), os abrigos emergenciais, casas de passagem, albergues e centro de serviços destinados ao atendimento das pessoas em situação de rua, públicos ou privados que mantenham convênio, parceria ou contrato com a Prefeitura, deverão disponibilizar espaço para permanência dos animais domésticos sob responsabilidade dos usuários.

A permanência do animal no espaço deverá ser assegurada pelo período de estada da pessoa em situação de rua. Os locais deverão oferecer ração e o órgão de proteção animal do Município poderá realizar procedimentos médicos veterinários, bem como realizar castrações e implantação de chip de identificação.

O documento foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Vereador solicita escola técnica em Tamoios

Tamoios, no Segundo Distrito de Cabo Frio, poderá ter uma escola técnica. A solicitação foi feita pelo vereador Adeir Novaes (REP), por meio da Indicação 522/2021, aprovada na sessão ordinária desta quinta.

De acordo com o parlamentar, a unidade dará oportunidades para os jovens, pois além de ocupar o tempo, vão conquistar uma profissão por meio da qualificação profissional.

“Muitos deles, quando concluem o ensino médio, ficam sem alternativa pois os cursinhos particulares são caros para quem ganha um salário mínimo.  Tamoios é muito carente em relação à educação para jovens; muitos ainda saem do nosso município para tentar fazer curso no município vizinho”, justificou.

A Indicação será enviada ao Executivo.

Search
Novo sistema de votação da Câmara de Cabo Frio gera economia aos cofres do Legislativo
Câmara de Cabo Frio completa 100 dias de gestão com foco em economia, modernização e transparência
Câmara de Cabo Frio realiza nova devolução de recursos à Prefeitura
Mulheres recebem Diploma Joelma Fidalgo durante Sessão Solene da Câmara de Cabo Frio
Vereadores participam da entrega do novo transporte público de Tamoios

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.