Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 06/10/2022

Desburocratizar o processo de requisição de alvarás. É o que dispõe o Projeto de Lei 483/2022, de autoria do vereador Josias da Swell (PL). O documento institui o Procedimento Especial de Autodeclaração e foi apresentado na sessão ordinária desta quinta-feira (6).

De acordo com o PL, a Autodeclaração de Responsabilidade Relativa a Uso e Destinação de Imóvel terá modelo padrão a ser seguido e poderá ser utilizada sempre que os dados cadastrais do local estiverem completos. A solicitação será feita a critério do requerente, sempre visando a facilitação e desburocratização do processo.

Ainda de acordo com a norma, qualquer inconsistência, falsidade ou declaração incorreta acarretará em imediata suspensão do documento. O PL foi encaminhado a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Monitoramento de procedimentos que necessitem de sedação é tema de debate

Em Cabo Frio, poderá ser obrigatório o monitoramento por câmera de vídeo dos locais em que sejam realizados procedimentos com sedação dos pacientes. É o que determina o Projeto de Lei 506/2022, do vereador Douglas Felizardo (AVANTE). O assunto integrou a pauta da sessão desta quinta-feira (6).

O documento elenca os critérios a serem seguidos, tais como imagens de forma ampla e durante toda a sedação, com arquivo de vídeo sendo entregue ao paciente ou a pessoa por ele indicada.  Ainda de acordo com o PL, a filmagem ou fotografia de pacientes em outros casos é vedada, só podendo ser realizada por solicitação formal do paciente ou do responsável legal.

“Esta é uma maneira de criar mecanismos para prevenir e coibir os danos físico e moral e a violação à dignidade humana, decorrentes da exposição de pacientes à violência, em especial ao abuso sexual, quando sob sedação nos estabelecimentos de saúde”, explicou o vereador Felizardo.

O documento também foi encaminhado para análise da CCJ.

Câmara entrega diplomas de Moção de Aplausos

A Câmara Municipal de Cabo Frio entregou na sessão desta quinta-feira (6) dois diplomas de Moção de Aplausos. O primeiro agraciado foi o senhor Rafael Soares de Campos pelos serviços de solidariedade prestados à sociedade cabo-friense. O Requerimento que concede o Diploma é de autoria do vereador Jean Carlos (PL).  Além de empresário, Rafael faz trabalho social distribuindo quentinhas para pessoas em vulnerabilidade social.  

Logo em seguida, o presidente da Câmara, o vereador Miguel Alencar (União) homenageou a professora Natália Souza Xavier.  Há 21 anos ela se dedica à Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, onde já atuou como professora, coordenadora pedagógica, dirigente e diretora, participando de inúmeras lutas como a implantação e manutenção do Ensino Médio, a contratação de professores surdos, o ensino de Libras para pais e professores, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Câmara de Cabo Frio recebe audiência pública sobre o Orçamento Municipal de 2026
Câmara de Cabo Frio recebe Audiência Pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde
Relatórios de execução orçamentária e gestão fiscal da Prefeitura serão apresentados em audiência pública na Câmara
Câmara de Cabo Frio realiza audiência pública para debater políticas públicas para pessoas com Espectro Autista
Câmara de Cabo Frio aprova projetos que beneficiam motoristas com remissão de multas e isenção no estacionamento rotativo

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.