Câmara de Cabo Frio lança brasão comemorativo de 150 anos

O prédio da Câmara Municipal de Cabo Frio comemora 150 anos de funcionamento em 2023. Por isso, lança nesta quarta-feira (4) um brasão comemorativo. Palco de acontecimentos históricos, políticos e sociais, o prédio histórico é testemunha das transformações que a cidade passou ao longo das décadas.

Também conhecida como a Casa do Povo, a sede do Legislativo desempenha um papel central na nossa cidade, com o fomento de debates e ideias, sempre com foco no progresso e desenvolvimento econômico e social.  Tombado em 1989, possui rico acervo documental de Atas de Sessões e fundo de documentos avulsos, datados do século XIX. Localizado à Avenida Assunção, o prédio foi adquirido em 15 de maio de 1873, pelo valor de 4 contos de réis.

“Uma das nossas bandeiras à frente da presidência é colocar Cabo Frio entre as cidades que mais defendem, preservam e dignificam o patrimônio histórico-cultural. Valorizar a história é respeitar a identidade de cada cabo-friense. Esse é o nosso compromisso como homem público e cidadão apaixonado pela nossa cidade. Tenho certeza que as comemorações dos 150 anos do prédio vão ser um marco”, comemorou o presidente Miguel Alencar.

História

A história da Câmara Municipal de Cabo Frio está integrada à trajetória da cidade desde a fundação, em 1615, visto que as Câmaras Municipais foram criadas em 1532. À época, as sessões eram realizadas na casa dos integrantes. 

O primeiro prédio da Câmara Municipal de Cabo Frio construído em 1660 e 1662, na Rua Direita, atual Érico Coelho, uma casa de dois pavimentos. Havia duas salas, uma servia para as sessões da Câmara e a outra para a audiência do Juiz. Funcionava também, na mesma sala, a cadeia pública.

Em virtude da precariedade do prédio foi alugada a casa do Sr. Joaquim Manoel Moreira, onde permaneceu até 1840. Neste mesmo ano, foi transferida para a casa do Sr. Joaquim Carvalho Malta, na Avenida Assunção, ficando lá estabelecida por vinte anos. Paralela às funções da Câmara, a casa servia como sala do Juiz da Comarca, arquivo público e enfermaria para os doentes afetados pela cólera em 1856.

Em 1860, a Câmara Municipal foi transferida para a casa do seu então presidente Dr. Francisco Manoel Soares de Souza onde ficou instalada por dois anos. Após curta estada muda-se para a casa do Comendador Antônio Garcia da Rosa Terra. Em 15 de maio de 1873, é oficializada a compra do atual prédio da Câmara Municipal de Cabo Frio.

Desde então, o prédio passou por melhorias e reformas internas necessárias ao funcionando das atividades diárias, mantendo a construção original na fachada, telhado e em todo interior do segundo andar.

Search
Novo sistema de votação da Câmara de Cabo Frio gera economia aos cofres do Legislativo
Câmara de Cabo Frio completa 100 dias de gestão com foco em economia, modernização e transparência
Câmara de Cabo Frio realiza nova devolução de recursos à Prefeitura
Mulheres recebem Diploma Joelma Fidalgo durante Sessão Solene da Câmara de Cabo Frio
Vereadores participam da entrega do novo transporte público de Tamoios

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.