Câmara de Cabo Frio lança brasão comemorativo de 150 anos

O prédio da Câmara Municipal de Cabo Frio comemora 150 anos de funcionamento em 2023. Por isso, lança nesta quarta-feira (4) um brasão comemorativo. Palco de acontecimentos históricos, políticos e sociais, o prédio histórico é testemunha das transformações que a cidade passou ao longo das décadas.

Também conhecida como a Casa do Povo, a sede do Legislativo desempenha um papel central na nossa cidade, com o fomento de debates e ideias, sempre com foco no progresso e desenvolvimento econômico e social.  Tombado em 1989, possui rico acervo documental de Atas de Sessões e fundo de documentos avulsos, datados do século XIX. Localizado à Avenida Assunção, o prédio foi adquirido em 15 de maio de 1873, pelo valor de 4 contos de réis.

“Uma das nossas bandeiras à frente da presidência é colocar Cabo Frio entre as cidades que mais defendem, preservam e dignificam o patrimônio histórico-cultural. Valorizar a história é respeitar a identidade de cada cabo-friense. Esse é o nosso compromisso como homem público e cidadão apaixonado pela nossa cidade. Tenho certeza que as comemorações dos 150 anos do prédio vão ser um marco”, comemorou o presidente Miguel Alencar.

História

A história da Câmara Municipal de Cabo Frio está integrada à trajetória da cidade desde a fundação, em 1615, visto que as Câmaras Municipais foram criadas em 1532. À época, as sessões eram realizadas na casa dos integrantes.

O primeiro prédio da Câmara Municipal de Cabo Frio construído em 1660 e 1662, na Rua Direita, atual Érico Coelho, uma casa de dois pavimentos. Havia duas salas, uma servia para as sessões da Câmara e a outra para a audiência do Juiz. Funcionava também, na mesma sala, a cadeia pública.

Em virtude da precariedade do prédio foi alugada a casa do Sr. Joaquim Manoel Moreira, onde permaneceu até 1840. Neste mesmo ano, foi transferida para a casa do Sr. Joaquim Carvalho Malta, na Avenida Assunção, ficando lá estabelecida por vinte anos. Paralela às funções da Câmara, a casa servia como sala do Juiz da Comarca, arquivo público e enfermaria para os doentes afetados pela cólera em 1856.

Em 1860, a Câmara Municipal foi transferida para a casa do seu então presidente Dr. Francisco Manoel Soares de Souza onde ficou instalada por dois anos. Após curta estada muda-se para a casa do Comendador Antônio Garcia da Rosa Terra. Em 15 de maio de 1873, é oficializada a compra do atual prédio da Câmara Municipal de Cabo Frio.

Desde então, o prédio passou por melhorias e reformas internas necessárias ao funcionando das atividades diárias, mantendo a construção original na fachada, telhado e em todo interior do segundo andar.