Câmara em Foco – Notícias da Sessão do dia 01/11/2022

Reforma da Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira. É o que solicita o vereador Jean Carlos (PL), por meio da Indicação 245/2022. O assunto foi debatido na sessão ordinária desta terça-feira (1º).

A biblioteca fica num edifício colonial datado de 1979, na Praça Dom Pedro, no Centro da cidade. No acervo estão 13 mil títulos, sendo 300 obras protegidas pelo Plano Nacional de Obras Raras. Desde 2010, a casa e o acervo são tombados pelo município.

“Apesar de ser um local histórico e cultural importantíssimo para a nossa cidade, a biblioteca está bastante deteriorada e necessitando de reforma. Precisamos resguardar essa história que não é só nossa, mas do sétimo munícipio mais antigo do nosso país”, justificou o vereador autor.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

Ruas de Maria Joaquina passarão a ter nomes

Retornou à pauta na sessão desta terça-feira (1º) o PL 171/2022, do vereador Vinícius Corrêa (PP). O documento dispõe sobre a denominação de mais de 40 ruas do bairro Maria Joaquina. Os vereadores votaram o parecer favorável da Comissão de Políticas Públicas e também o Requerimento de Urgência na Comissão de Redação Final.

O vereador usou a fala para explicar a motivação do PL, que determina ainda a instalação de placas informativas.

“Hoje, nenhuma rua do bairro Maria Joaquina tem nome. Esta é uma reivindicação dos moradores e tem como finalidade oficializar junto aos Correios os mencionados logradouros, viabilizando a identificação destes com os respectivos Códigos de Endereçamento Postal (CEPs), possibilitando a entrega de correspondências e facilitando o acesso dos visitantes”, disse.

O documento segue agora para sanção.

Audiência Pública vai discutir Plano Verão

A Câmara Municipal de Cabo Frio vai realizar na próxima segunda-feira (7), às 9h, uma audiência pública sobre o Plano Verão 2023. A reunião acontece no plenário da Câmara e também será transmitida pelas redes sociais da Casa Legislativa. A iniciativa é do presidente, o vereador Miguel Alencar (União).

O objetivo é fomentar o debate sobre o planejamento para a alta temporada, quando a população da cidade quadriplica. Foram convidadas autoridades municipais como os secretários de Mobilidade Urbana, Segurança Pública, vereadores, representantes do trade turístico, comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além da sociedade civil e imprensa.