Câmara realiza audiência pública sobre planejamento para o Verão 2023

A Câmara Municipal de Cabo Frio realizou nesta segunda-feira (7) uma audiência pública sobre o Plano Verão 2023. A reunião foi convocada pelo presidente do Legislativo, o vereador Miguel Alencar (União) e transmitida pelas redes sociais da Casa Legislativa.

Por mais de 4 horas, vereadores, representantes do Governo Municipal, do trade turístico e sociedade civil puderam discutir e propor soluções para os meses da alta temporada, quando a população pode chegar a um milhão de pessoas. Estiveram presentes, os vereadores Alexandra Codeço (REP), Alexandre da Colônia (SD), Davi Souza (PDT), Douglas Felizardo (AVANTE), Jean Carlos (PL), Josias da Swell (PL), Léo Mendes (DC), Luís Geraldo (REP), Roberto Jesus (MDB), Rodolfo de Rui (SD), Thiago Vasconcelos (AVANTE) e Vinícius Corrêa (PP). Representaram o Executivo os secretários de Governo, Gilberto Figueira de Araujo Junior; de Direitos Humanos e Segurança, o Ruy França e de Mobilidade, Jefferson Buitrago. Dentre as associações, estiveram presentes Carlos Cunha, presidente da Associação de Hotéis;  Maria Ines Oliveros, do Convention & Visitors Bureau; Tenente-Coronel Leonardo Oliveira, comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar; o subtenente Pedro de Oliveira Júnior, representando o 18º Grupamento de Bombeiros Militar; Emerson Paiva, presidente da Associação de Empresas de Turismo Náutico;  Eduardo Mangia, diretor da associação Luta pelo Comércio; Denise Ramos, presidente da associação das Casas de Temporada, além de empresários dos mais diversos segmentos.

A audiência foi conduzida pelo presidente Miguel Alencar, que convidou o secretário de Governo para iniciar a explanação. Gilberto apresentou o planejamento, que engloba também o Réveillon e o Carnaval, e ações a serem realizadas por secretaria, tais como Turismo, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos. Em seguida, os secretários Ruy França e Jefferson Buitrago trouxeram informações e os vereadores fizeram colocações e sugestões, assim como os representantes das associações e cidadãos. Os questionamentos foram respondidos pelos três representantes do Governo.

Dentre os temas mais relevantes abordados na audiência estão o fechamento da via e obra da Orla da Praia do Forte, combate aos flanelinhas, infraestrutura do município, manutenção dos pontos turísticos, segurança pública e mobilidade urbana. Também ficou decidido que as soluções propostas tanto pelo Legislativo quanto pela sociedade civil organizada serão enviadas por ofício para o Chefe do Executivo.