Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 06/12/2022

Torna obrigatório o fornecimento dos serviços de água, gás e energia elétrica pelas concessionárias mesmo para usuários com o CPF ou CNPJ inserido no cadastro de inadimplentes, ou com dívidas de contratos anteriores. É o que dispõe o Projeto de Lei 627/2022, do vereador Thiago Vasconcelos (AVANTE).

 O PL, que começou a tramitar na Casa Legislativa na sessão ordinária desta terça-feira (6), afirma que a obrigatoriedade se aplica tantos nos casos de solicitação de ligação nova, quanto nas trocas de titularidade de conta. O documento ressalta não ser permitida a recusa na prestação dos serviços, que são considerados essenciais e traz sanções em caso de descumprimento.

“Seguimos em busca de garantir que o direito do consumidor seja respeitado pelas concessionárias, visto tratar-se de serviço essencial, devendo o mesmo ser fornecido de forma adequada, eficiente, seguro e contínuo, em conformidade com o art. 22 da Lei 8.078/1990 (código do consumidor)”, explicou o vereador, que também é advogado.

O documento foi encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Medidas de combate à violência contra profissionais de ensino é tema de PL

De autoria do vereador Jean Carlos Estevão (PL), o Projeto de Lei 626/2022 institui medidas para promover a segurança, a prevenção, a proteção e o combate à violência física ou moral contra os profissionais de ensino.  O assunto integrou a pauta da sessão desta terça-feira (6).

O documento elenca diretrizes a serem seguidas como o estímulo da comunidade escolar em atividades de reflexão e análise da violência; a adoção de medidas preventivas e corretivas; o estabelecimento de normas de segurança, prevenção e proteção dos educadores como parte da proposta pedagógica. Também traz as medidas a serem tomadas nos casos de violência.

O PL foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Requerimento solicita informações sobre pontos turísticos

A condição dos pontos turísticos do município voltou a ser tema de debate na sessão desta terça-feira (6). O presidente da Casa, o vereador Miguel Alencar (União) apresentou o Requerimento 262/2022, que solicita informações sobre o planejamento da Secretaria de Cultura.

O documento cita diversos pontos da cidade como Forte São Mateus, Charitas, Fonte do Itajuru, Morro da Guia, Morro do Arpoador, Anjo Caído, além de bustos, monumentos e estátuas. Dentre os questionamentos estão a condição atual dos locais, se estão abertos para visitação, horário de funcionamento, se houve reforma ou melhoria recente, cronograma de obras e estudo para manutenção.

O Requerimento será enviado ao Executivo, que tem o prazo de 30 dias para respostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Câmara de Cabo Frio recebe audiência pública sobre o Orçamento Municipal de 2026
Câmara de Cabo Frio recebe Audiência Pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde
Relatórios de execução orçamentária e gestão fiscal da Prefeitura serão apresentados em audiência pública na Câmara
Câmara de Cabo Frio realiza audiência pública para debater políticas públicas para pessoas com Espectro Autista
Câmara de Cabo Frio aprova projetos que beneficiam motoristas com remissão de multas e isenção no estacionamento rotativo

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.