Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 14/05/2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Cabo Frio rejeitaram na sessão legislativa desta terça-feira (14), o veto total ao Projeto de Lei 315/2023. A proposta é de autoria do vereador Davi Souza (PP) e veda a nomeação de pessoas condenadas por injúria racial em cargos da Administração Pública. A decisão foi unânime.

Na assistência, Laysa Jotha, Presidente do Fórum LGBTQIA da Baixada Litorânea; Anderson Melkan, coordenador da Aldeia Diversidade e outros militantes acompanharam a sessão.  Na justificativa, Davi Souza apresentou dados que mostram o quantitativo de ocorrências neste sentido.

“Segundo dados do Painel Discriminação do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), foram contabilizadas 1.365 ocorrências de injúria por preconceito em todo o estado no ano de 2021, sendo 1.036 vítimas negras. O levantamento mostra ainda que 56% das vítimas por injúria de preconceito são mulheres negras, o que representa pelo menos uma vítima por dia. Nos crimes de preconceito de raça, cor, religião, etnia e procedência nacional, das 77 vítimas negras, 26,5% também são mulheres. A nossa proposta é mais uma alternativa de enfrentamento deste problema por meio da responsabilização dos crimes por parte dos autores”, explicou.

Com a derrubada do veto, o Executivo tem prazo de 48 horas para publicar a lei. Se não o fizer, o presidente da Câmara terá o mesmo prazo para promulgá-la.

Criação de Centro de Equoterapia é aprovado em regime de urgência especial

A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou nesta terça-feira (14) o Projeto de Lei 78/2024. De autoria do vereador Roberto Jesus (PRTB), o documento autoriza a criação do Centro Especializado de Equoterapia e foi aprovado com urgência especial nas comissões de Constituição e Justiça; Finanças, Orçamento e Alienação, e de Redação Final.

De acordo com a proposta, o espaço é voltado para explorar técnicas da equoterapia, buscando a reabilitação e desenvolvimento de pessoas com deficiência com foco nos aspectos motores, cognitivos e afetivos e também para o desenvolvimento biopsicossocial. Com a aprovação, o PL será encaminhado para a sanção do Executivo.

Unamar poderá ter Moeda Social Itajuru

Por meio da Indicação 32/2024, o vereador Adeir Novaes (PL) solicita a implantação da Moeda Social Itajuru no bairro Unamar, no Segundo Distrito. O documento entrou em votação nesta terça-feira (14).

“O objetivo é melhorar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. Com isso, muitas famílias do bairro Unamar serão ajudadas com a Moeda Social Itajuru.  Os programas de renda básica são utilizados em todo o mundo como ferramenta de redução de desigualdade social”, justificou o vereador.

A Moeda Social Itajuru é um programa municipal de transferência de renda que beneficia 500 famílias em cada local em que é implantado, bem como os estabelecimentos comerciais daquela localidade, que se cadastram para receber os itajurus. O processo de seleção é baseado no perfil social das famílias e visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, e que residam há, pelo menos, dois anos em Cabo Frio.

Além disso, o programa prevê prioridade para mulheres chefes de família, famílias numerosas, pessoas com deficiência, com renda per capita de até um salário mínimo e idosos com gasto excessivo comprovado em remédios. O benefício pode ser utilizado para a compra de insumos, a exemplo de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos de higiene e demais itens essenciais ao uso cotidiano.

Search
Mulheres recebem Diploma Joelma Fidalgo durante Sessão Solene da Câmara de Cabo Frio
Vereadores participam da entrega do novo transporte público de Tamoios
Relatórios de execução orçamentária e gestão fiscal da Prefeitura serão apresentados em audiência pública na Câmara
Câmara de Cabo Frio recebe Audiência Pública de prestação de contas da Saúde municipal
Ex-medalhista olímpica é homenageada na Câmara de Cabo Frio

Inscreva-se em nossa lista e receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.